Marca sergipana se inspira na cultura nordestina e busca quebra de padrões
“Propósito é mostrar que moda praia é para todas”, diz idealizadora da Severinas Economia | Por Fernanda Araujo 28/09/2020 07h00 - Atualizado em 28/09/2020 10h49Empoderada, atleta, influencer, dona de casa, empreendedora, com representatividade. São muitas as facetas das mulheres que buscam quebrar certos padrões impostos pela sociedade. É o que, desde setembro de 2018, uma marca de moda praia sergipana tem realizado com a produção de em média 15 modelos diferentes, inspirados em elementos da cultura nordestina e mostrando a pluralidade dessa população.
Priorizando os elementos da cultura sergipana, nas redes sociais a marca passou a mostrar os modelitos vestidos por mulheres em toda a sua diversidade. A idealizadora da Severinas, Rafaela Castro, que é formada em História e tem função de design de moda da marca, explica que a ideia de criar a Severinas surgiu do incômodo de vender multimarcas que seguiam tendências.
"Resolvi criar uma marca autoral e assim passei a produzir minhas peças e não mais revender peças prontas. Sou apaixonada por cultura popular desde sempre. Isso diz muito sobre o DNA regional da marca, acredito que o Nordeste é extremamente suficiente de referências", avalia Rafaela.
O propósito, afirma Rafaela, é mostrar que moda praia é para todas. "Ainda estou muito longe de chegar onde almejo para a marca, falta desconstruir muita coisa através dos meus produtos", diz a design, que pretende expandir as opções de produtos.Para Rafaela, se faz necessário reforçar a mensagem de que a mulher deve se aceitar como é e pode usar o que deseja. "Ainda temos muito que mostrar, não desconstruímos metade do que precisa ser desconstruído. O padrão que a indústria da moda trabalha massivamente ainda é muito irreal", acredita.
É através das redes sociais que a marca tem transmitido essa pluralidade da mulher. "Sempre tive a preocupação de desconstruir através das minhas fotos a tal ‘beleza padrão’ mas, durante um bom tempo da marca, só surgiam modelos padrões e clientes também. Eu me acomodei em deixar que esses perfis representassem a marca, até que começou a me incomodar e não era essa mensagem que eu queria passar", relata.
"Eu busco trazer a representação do que temos como maioria, a moda sempre projetou padrões irreais e as pessoas eram obrigadas a se matar em consumir esse ideal de beleza, mas aos poucos vão surgindo marcas comprometidas em mudar isso. A Severinas é uma delas", completa.





