Marca sergipana se inspira na cultura nordestina e busca quebra de padrões
“Propósito é mostrar que moda praia é para todas”, diz idealizadora da Severinas
Economia | Por Fernanda Araujo 28/09/2020 07h00 - Atualizado em 28/09/2020 10h49

Empoderada, atleta, influencer, dona de casa, empreendedora, com representatividade. São muitas as facetas das mulheres que buscam quebrar certos padrões impostos pela sociedade. É o que, desde setembro de 2018, uma marca de moda praia sergipana tem realizado com a produção de em média 15 modelos diferentes, inspirados em elementos da cultura nordestina e mostrando a pluralidade dessa população.

Priorizando os elementos da cultura sergipana, nas redes sociais a marca passou a mostrar os modelitos vestidos por mulheres em toda a sua diversidade. A idealizadora da Severinas, Rafaela Castro, que é formada em História e tem função de design de moda da marca, explica que a ideia de criar a Severinas surgiu do incômodo de vender multimarcas que seguiam tendências.

"Resolvi criar uma marca autoral e assim passei a produzir minhas peças e não mais revender peças prontas. Sou apaixonada por cultura popular desde sempre. Isso diz muito sobre o DNA regional da marca, acredito que o Nordeste é extremamente suficiente de referências", avalia Rafaela.

O propósito, afirma Rafaela, é mostrar que moda praia é para todas. "Ainda estou muito longe de chegar onde almejo para a marca, falta desconstruir muita coisa através dos meus produtos", diz a design, que pretende expandir as opções de produtos.

Para Rafaela, se faz necessário reforçar a mensagem de que a mulher deve se aceitar como é e pode usar o que deseja. "Ainda temos muito que mostrar, não desconstruímos metade do que precisa ser desconstruído. O padrão que a indústria da moda trabalha massivamente ainda é muito irreal", acredita.

É através das redes sociais que a marca tem transmitido essa pluralidade da mulher. "Sempre tive a preocupação de desconstruir através das minhas fotos a tal ‘beleza padrão’ mas, durante um bom tempo da marca, só surgiam modelos padrões e clientes também. Eu me acomodei em deixar que esses perfis representassem a marca, até que começou a me incomodar e não era essa mensagem que eu queria passar", relata.

"Eu busco trazer a representação do que temos como maioria, a moda sempre projetou padrões irreais e as pessoas eram obrigadas a se matar em consumir esse ideal de beleza, mas aos poucos vão surgindo marcas comprometidas em mudar isso. A Severinas é uma delas", completa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Essa é Luh. Uma pessoa espetacular, com muita garra pra viver uma vida independente, Luh mora em São Cristóvão em um lugar com muita dificuldade de acessibilidade, mas enfrenta tudo isso de cabeça erguida, foi assim que ela conseguiu se formar. Dona de um sorriso contagiante e uma risada gosto de ouvir. Assim Luh se define: Oooi, gente! Sou Lucivânia Santos, mais conhecida como Luh. Formada em Jornalismo há um ano e meio pela UFS, faço trabalho voluntário de Assessora de Comunicação do ConSer. Sou atleta, atualmente, estou em primeiro lugar no ranking estadual de Parabadminton. #vemserseveerinas. Fotógrafa: @prittyreisfotografia Acessórios: @lillymoura Produção: @derekprofile

Uma publicação compartilhada por Severinas - Moda Praia (@seveerinas) em

 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas