Mercado brasileiro de café cresce e se profissionaliza
Economia 30/04/2012 15h26

 

O consumo de café é uma unanimidade nacional – 97% dos brasileiros acima dos 15 anos consomem ao menos uma xícara diariamente. Estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir de uma subamostra de domicílios da última Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), aponta o café como líder no ranking da média de consumo diário per capita de itens avaliados pelo IBGE.
 
Apesar da tradição, alguns comportamentos relacionados à bebida mudaram significativamente nos últimos anos. É perceptível uma maior sofisticação no consumo, seja pelo aumento do poder aquisitivo da população ou pela crescente curiosidade de provar especialidades diferentes. Frequentar cafeterias ou boutiques de café se tornou um hábito cada vez mais comum. Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), nos últimos sete anos, o consumo do café fora de casa cresceu 170%.
 
O aumento do consumo e a consolidação de um mercado de grãos gourmets têm provocado uma expansão extraordinária das cafeterias no Brasil. O setor cresce 20% ao ano e já contabiliza mais de 2.500 estabelecimentos no país. “A procura por cafés de qualidade também aumentou. O aquecimento do mercado é favorecido pela melhoria contínua da qualidade do café produzido, do cultivo à torrefação”, diz o empresário João José Barbosa, da rede Deltaexpresso.
 
O tradicional cafezinho é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, só perdendo para a água. Entre os benefícios já conhecidos, proporcionados pelo consumo moderado do café, está a prevenção de várias doenças como a apatia e a depressão. A bebida também aumenta o estado de vigília do cérebro e diminui a sonolência. Recentemente, pesquisadores descobriram que o café apresenta grande capacidade antioxidante, o que pode ajudar a prevenir o estabelecimento de algumas doenças degenerativas.
 
Também cresceu o número de redes de cafeterias que apostam no mercado nacional. É o caso da Deltaexpresso, rede mundialmente conhecida, que desde 2004 está no Brasil. Líder do segmento em Portugal, a rede abriu esse mês a sua 14ª unidade e inaugurou sua primeira loja fora do Nordeste, em Brasília (DF). "O hábito de tomar café fora de casa é o principal fator que nos faz investir no negócio de cafeterias. Temos uma estratégia de abertura de 150 lojas Deltaexpresso no Brasil nos próximos três anos, algumas delas em Sergipe", diz o empresário João Barbosa.
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