Mercado de trabalho sergipano apresenta primeiro saldo positivo em 2016
Em outubro, quase duas mil vagas de emprego com carteira assinada foram criadas - o melhor resultado para o mês nos últimos três anos. Economia 24/11/2016 17h03 - Atualizado em 24/11/2016 17h19Por Will Rodriguez
O mercado de trabalho sergipano registrou, pela primeira vez este ano, um saldo positivo entre contratações e demissões. Os dados do Caged, divulgados pelo Ministério do Trabalho nesta quinta-feira (24), revelam que quase dois mil postos de trabalho com carteira assinada foram criados em outubro. Esse também foi o melhor resultado para os meses de outubro nos últimos três anos.
Ao todo, o mercado sergipano empregou 1.932 novos trabalhadores no décimo mês do ano. Os setores da agropecuária e indústria de transformação foram os responsáveis pelo resultado positivo: juntos eles criaram 3.321 novas vagas de emprego. O saldo só não foi melhor porque os setores da Construção Civil, Comércio e Serviços tiveram uma queda acentuada na geração de postos de trabalho, fechando um mês com a perda de 1.358 vagas.
O levantamento do Caged indica que dos municípios com mais de 30 mil habitantes analisados, em seis houve mais demissão do que contratação, com destaque para Aracaju, que perdeu mais de 1.400 postos de trabalho. Já a cidade de Capela foi responsável por 1.419 novas contratações.
Os números fizeram o nível de emprego sergipano registrar uma variação positiva de 0,6 ponto percentual. Apesar disso, no acumulado do ano, o nível de emprego registra uma queda de 3,6% no estado, com a perda superior aos nove mil empregos formais.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes