Movimentação de passageiros sofre redução no aeroporto de Aracaju
Pousos e decolagens aumentaram, mas situação preocupa setores da economia Economia | Por Will Rodriguez 30/05/2019 14h52 - Atualizado em 30/05/2019 15h07O Aeroporto Internacional Santa Maria, em Aracaju, registrou uma baixa na movimentação de passageiros no primeiro quadrimestre deste ano, apesar do aumento do número de pousos e decolagens. As informações foram obtidas junto à Infraero, atual administradora do terminal de passageiros.
De janeiro a abril deste ano, ocorreram 2.164 chegadas e 2.167 partidas do terminal aracajuano. Estes voos transportaram 388.540 passageiros. No mesmo período do ano passado, foram registrados 1.950 pousos e 1.954 decolagens, com um total de 401.039 passagens emitidas pelas companhias aereas que operam no estado. Em termos percentuais a queda supera os três por cento.
Pelos cálculos da Infraero, nos últimos cinco anos a movimentação caiu 13,5%. "Se continuar com esse desempenho, Sergipe pode chegar ao final de 2019 com menos de 1 milhão de passageiros”, disse o superintendente da Infraero, Wanderson Costa.
Apesar do aumento do número de aeronaves partindo e chegando da capital sergipana, a situação preocupa setores da economia que são diretamente afetados pelo fluxo de viagens. A questão norteou uma reunião na Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio.
“É momento de unir e concentrar esforços em torno de um objetivo comum, que é fortalecer o turismo como um todo. Somos um setor produtivo que gera impostos e empregos. Temos potencial, estrutura e podemos fazer muito mais”, afirmou o presidente da Câmara Empresarial de Turismo, Antônio Carlos Franco Sobrinho, que também dirige a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe.
Durante a reunião, também foi informado que o voo Salvador-Aracaju da Azul, anunciado para iniciar em julho, não será permanente, mas sazonal, ou seja, apenas durante aquele mês. "Não temos mais voos diretos para a capital baiana. Vamos ter que retomar essa discussão porque estamos tendo um grande prejuízo com o fim desse voo”, disse o presidente da Câmara.
Em março deste ano, o Santa Maria foi negociado juntamente com os aeroportos de Recife, Maceió, João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte durante leilão do governo federal e passará a a ser administrado pela empresa espanhola Aena. "O contrato pode ser assinado de 1º de junho até dois de setembro e, após a assinatura, será estabelecido um período de 125 dias para que seja modificada toda parte administrativa e operacional do aeroporto”, disse Costa.
O secretário de Turismo, Manelito Franco Neto, que representou o Governo do Estado na reunião, considerou o debate produtivo para a somação de forças com o empresariado com foco no fortalecimento da atividade. "Turismo é emprego, renda, ou seja, é economia aquecida”, afirmou.
O Aeroporto de Aracaju tem capacidade para receber até 4 milhões de passageiros por ano. Atualmente, operam no terminal as companhias Azul, Gol e Latam, com voos regulares que ligam a capital sergipana às cidades de Guarulhos (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), e Recife (PE).


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes