Perímetro Piauí desenvolve oficina de fitoterapia para irrigantes em SE
Economia 25/08/2016 17h34

Lambedor de Guaco para combater a tosse da gripe; tinturas, óleos e shampoos com plantas curativas; sabão medicinal para Escabiose e sabonetes de Erva Doce; pomada de Arnica para dores e contusões. Estes são alguns dos produtos que a I Oficina de Fitoterapia e Práticas Integrativas e Populares de Cuidado propõe ensinar em duas ocasiões, nos dias dia 30 de agosto e 06 de setembro, no Farmácia Viva de plantas medicinais do Perímetro Irrigado Piauí, em Lagarto, administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro).

A capacitação é voltada para agentes públicos de saúde, líderes comunitários, estudantes e pessoas ambientadas às práticas de medicina alternativa por meio do uso de plantas medicinais. A organização é iniciativa da gerência do perímetro Piauí, da Associação de Moradores ‘Maria José dos Santos’ do povoado Brejo e do Movimento Popular de Saúde Sergipe (Mops). Segundo o técnico agrícola da Cohidro, Marcos Emílio Almeida, as vagas são limitadas e a distribuição dará preferência à comunidade abrangida pelo polo de irrigação.

“As inscrições estão sendo feitas no site da Cohidro e são abertas para qualquer pessoa, mas ao menos metade das 25 vagas será destinada as pessoas que residem e trabalham nos povoados Moira Redonda, Fazenda Grande, Brejo e adjacências. O restante será destinado aos demais inscritos”, explicou Marcos Emílio, informando que os interessados poderão se inscrever até a véspera, 29 de agosto, através deste link.

Rosimeire Barbosa, mais conhecida como Meirinha, é coordenadora do curso de extensão em Farmácia no campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Ela é responsável pelo horto de plantas medicinais criados pelo convênio entre a Cohidro e instituição de ensino, e vai ministrar a oficina. Além da transmissão do conhecimento para lidar com as ervas medicinais, a intenção dela é envolver mais pessoas da comunidade em que ela também vive, o povoado Brejo e redondezas, nas práticas integrativas.

“A partir desses dois dias de orientação, vamos criar um grupo de estudos e pesquisas com as mulheres deste perímetro. A iniciativa se configura até mesmo como forma de geração de renda”, explicou Meirinha. Segundo ela, a iniciativa conta com apoio da UFS, Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Ministério da Saúde.

Farmácia Viva

Para o presidente da Cohidro, José Carlos Felizola Filho, a Farmácia Viva foi criada para desenvolver o hábito da cura pelas plantas no perímetro Piauí. “A Empresa contribuiu doando o espaço, insumos, materiais de construção e diariamente fornece água de irrigação, além da atenção dada pelos nossos técnicos agrícolas. Ali os agricultores irrigantes participam, procurando espécies medicinais que poderão plantar em seus lotes, e também levam as plantas que conhecem, contribuindo com os estudos e disseminação do conhecimento popular”, avaliou.

João Quintiliano da Fonseca Neto, diretor de Irrigação e Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, esclarece que já é constante a visitação de estudantes nos lotes, na Estação Meteorológica e nas estações de bombeamento do perímetro e que o espaço da Farmácia Viva acaba sendo mais um espaço no Piauí que contribui com o conhecimento acadêmico. “Os estudantes desses cursos complementares e universitários da UFS usam desse acervo de plantas para estudo e realização de pesquisas”, concluiu.

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes