Pesquisa mensal aponta retorno de crescimento no comércio sergipano
Economia 13/06/2014 19h00

 

A variação do volume de vendas no comércio varejista de Sergipe foi de 2,5% no comparativo dos meses de abril de 2013 e abril de 2014.  Com o resultado deste ano, o volume de vendas no varejo sergipano apresenta uma variação acumulada de 3,4% em 2014 e nos últimos 12 meses esse índice alcança 2,9% de variação em Sergipe. A análise feita pelo secretário Saumíneo Nascimento, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), se baseia na Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e de seus principais segmentos.

De acordo com Saumíneo Nascimento, outro dado que mereceu destaque foi a variação do volume de vendas do varejo ampliado de Sergipe, que registrou um crescimento de 3,3% no mês de abril deste ano. “Já no acumulado do ano esse índice alcançou 4,9% e 2,4% nos últimos meses”, disse ao destacar que isto revela que o comércio varejista ampliado de Sergipe começa um processo de recuperação. “Isso porque no mês de março tivemos uma variação negativa de 1,8%”, justificou ao explicar que a diferença para o comércio varejista ampliado é que ele insere no grupo de atividades os segmentos de veículos e motocicletas, partes e peças de material de construção.


“A análise da receita nominal de vendas do comércio varejista ampliado sergipano aponta que no mês de abril de 2014 o crescimento foi de 7,5%, resultando em um acumulado no ano de 9,2% e 8,4% nos últimos 12 meses”, destacou o secretário. Segundo ele, os dados são apurados a partir de uma amostra de informantes que no Brasil totalizam 5.700 empresas nas 27 unidades administrativas do país, selecionadas a partir do cadastro das empresas com 20 ou mais pessoas ocupadas da Pesquisa Anual de Comércio – PAC 2008.

Conforme a análise feita pelo secretário da Sedetec, no mês de abril deste ano o crescimento no faturamento do comércio varejista sergipano foi de 7,6%, o que resultou em um acumulado no ano de 8,5% e de 10,1% nos últimos 12 meses. “Para um melhor entendimento é importante ressaltar que a metodologia do IBGE para a construção de indicadores com as séries de receitas (nominal e volume), é trabalhada a partir da receita bruta de revenda investigada, onde são construídos indicadores para duas variáveis: Receita Nominal de Vendas e Volume de Vendas”, explicou destacando que essa última resulta da deflação dos valores nominais correntes por índices de preços específicos para cada grupo de atividade.

“Vale ressaltar que, do ponto de vista do desenvolvimento econômico, o governador Jackson Barreto tem orientado para que as ações da Sedetec promovam uma maior competitividade do setor de comércio sergipano, numa lógica de seu crescimento tanto em volume de vendas como em receitas”, afirmou Saumíneo Nascimento, ao destacar a importância do comércio na geração de emprego e renda em Sergipe.

Fonte: Sedetec / Foto: Vieira Neto

 

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes