Petrobras começa venda de ativos em águas rasas de Sergipe
Economia 05/07/2016 10h15

Da Redação

A Petrobras comunicou nessa segunda-feira (4) o início da venda de ativos em águas rasas de Sergipe. Ao todo, a companhia pretende vender 12 campos terrestres de petróleo e gás natural no estado. Nesta primeira fase será feita a concessão de quatro deles.

Nessa segunda, o presidente da Petrobras, Pedro Parente, se reuniu com o governador Jackson Barreto para apresentar o novo modelo de negócio e informou que a principio estão sendo ofertados os polos de Caioba, Camorim, Dourado, Guaricema e Tatuí. A medida faz parte do Plano de Desinvestimento para reequilibrar o balanço financeiro da estatal, afetado pela queda do preço do petróleo e dos desdobramentos da operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

Segundo o presidente da estatal, a empresa possui uma dívida que representa cinco vezes a sua receita de um ano, o que demonstra que está sem condições de fazer investimentos próprios, pois para alavancar a empresa, vai precisar buscar recursos e esses custos inviabilizam as operações. A venda será realizada por meio de processo competitivo.

É uma questão que envolve a sobrevivência da Petrobras, que pretende fechar o ano com U$21 bilhões em caixa se realizar o desinvestimento de U$ 14 bilhões. Caso não faça essa manobra, acabaria o exercício com apenas U$ 7 bilhões, o que para uma empresa como a Petrobras, que atua em um mercado gigante, torna sua operação muito arriscada, até mesmo inviável.

Risco

Para os petroleiros, na prática, essa ação deve fazer com que ativos da Companhia sejam vendidos a preços de banana e como consequência vai gerar demissões e remanejamento de funcionários, desencadeando perdas de benefícios e direitos.

Jackson demonstrou preocupação no que diz respeito ao processo de desinvestimento que a Petrobras irá realizar no estado. Por meio de dados, Jackson mostrou a importância da Petrobras na economia de Sergipe sendo responsável por 40% do PIB industrial do estado. O governador ainda defendeu os empregos gerados nos diversos segmentos que estão envolvidos na exploração do petróleo e gás.

Já o presidente da Petrobras garantiu que a exploração em águas profundas e no campo de Carmópolis continuará sob a responsabilidade da Petrobras. Ele disse ainda que esse novo modelo vai garantir mais investimentos no setor em Sergipe, desta feita, pela iniciativa privada.

*Com Agência Sergipe

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes