Saiba como se prevenir de golpes aplicados na Black Friday
Idec e Procon lançaram uma série de dicas para orientar consumidores
Economia | Por Letícia Mendonça* 25/11/2019 16h05

A Black Friday (sexta-feira negra, em inglês) inaugura as compras natalinas, uma tradição nos Estados Unidos que acontece logo após o Dia de Ação de Graças na última sexta-feira do mês de novembro. Desde 2010 virou febre também no Brasil, inicialmente em lojas online e agora se estende ao varejo físico, de grande e pequeno portes.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) diz que a expectativa é que as vendas aumentem 18% em relação a 2018.

Economistas recomendam que antes de sair comprando o consumidor faça um planejamento - por exemplo, uma lista de coisas que pretende comprar, para não fazer dívidas inesperadas e ainda fazer uma pesquisa prévia dos valores, para conferir se o desconto é real. 

De acordo com a DNpontoCom, empresa especialista em segurança digital, os consumidores devem tomar cuidado com os falsos descontos, para que não caiam em golpes. Alguns lugares costumam, nessa época, apresentar a ‘metade do dobro’, quando uma empresa anuncia desconto de 50% em um produto que teve seu valor aumentado em 100% anteriormente. Para não cair nessa, é interessante ter guardados anúncios antigos.

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou uma série de orientações e esclarecimentos relacionados a direitos na pós compra, caso surja algum tipo de problema. Seguindo a mesma linha, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor de Sergipe (Procon) disponibilizou sete dicas referente às compras online.

1. Confira se o site é seguro: o site deve iniciar com “https” e possuir um ícone de cadeado ao lado do URL

2. Desconfie de preços muito baixos: por isso (também) a importância da pesquisa prévia, se o preço estiver muito abaixo da média, desconfie

3. Nunca revele a senha do cartão: sites confiáveis nunca pedirão esse tipo de informação

4. Escolha lojas confiáveis: dê preferência a lojas conhecidas e com boas avaliações

5. Canais de atendimento: confira se a loja disponibiliza canais de comunicação com o cliente, como CNPJ, telefone e contato para o SAC

6. Compre apenas por equipamentos de confiança: evite usar computadores compartilhados ou redes de Wi-Fi públicas

7. Tome cuidado com promoções enviadas por e-mail: antes de clicar em ofertas intituladas como “imperdíveis”, desconfie


*Estagiária sob supervisão da jornalista Aline Aragão


 

 

Edição de texto: Monica Pintosh
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