Santista encerra atividades e demite 200 funcionários em SE
Sindicato espera que governo interceda pelos trabalhadores Economia 14/06/2016 16h40Da Redação
A Santista Têxtil comunicou nesta terça-feira (14) a demissão de 200 trabalhadores da fábrica localizada no município de Nossa Senhora do Socorro (SE). Em nota, a empresa informou que a demissão em massa foi motivada pela atual situação financeira do país e a queda das vendas.
Informou também que a produção da Unidade de Acabamento de Tecidos em Socorro (SE) será encerrada e os trabalhos desenvolvidos no local transferidos para a fábrica da Santista em Tatuí (SP).
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Têxtil de Sergipe (Sinditêxtil), Dilson Gama, que também é funcionário na fábrica, a notícia pegou a todos de surpresa. Ele disse que alguns trabalhadores vinham comentando que estavam achando um movimento estranho na produção e no estoque, mas isso era algo comum quando chegava a data base da categoria (maio), e que nessa época a empresa sempre falava em redução de quadro. “Tem umas duas semanas que os trabalhadores estavam desconfiados, mas ninguém jamais pensou no fechamento da fábrica”, lamentou.
De acordo com o sindicato, outro fato que chamou a atenção dos trabalhadores é que, em fevereiro deste ano, a fábrica inaugurou uma caldeira. “Eles investiram e agora vem falar em crise?”, questionou Gama.
O presidente do Sinditêxtil disse ainda que o número informado pela empresa não condiz com a realidade, já que o quadro de funcionários tem 340 trabalhadores e não apenas 200. De acordo com o presidente, nesse momento pelo menos 260 deverão assinar a rescisão. “Eles disseram que apenas 30 ou 40 vão ficar dando suporte às máquinas até encerrar a produção que já foi iniciada”, afirmou.
O sindicato espera que o governo possa interceder pelos trabalhadores.
Foto: ilustrativa


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes