Sedetec discute manutenção da Fafen com executivos da Petrobras
Petrobras deve garantir o fornecimento de gás para a Fábrica de Fertilizantes Economia | Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez 02/10/2018 16h40 - Atualizado em 02/10/2018 16h54O grupo de trabalho formado por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Sedetec) e da Petrobras se reuniu nesta terça-feira (2) para discutir alternativas que impeçam o fechamento da Fafen em Laranjeiras, como foi prometido pela estatal no final do mês passado.
A reunião foi a portas fechadas e a imprensa não teve acesso. O objetivo foi aprofundar o estudo feito pelo Governo do Estado, que reverteu a decisão de fechar a Fafen. Eles discutiram medidas para um projeto de viabilidade da fábrica que contemple redução de custos e melhoria de competitividade.
“Tudo o que está ao alcance do governo do Estado está sendo feito para que os empregos sejam mantidos e a economia do Estado continue a crescer. Precisamos agora gerar as condições técnicas que viabilizem essa operação. A Petrobras está analisando todas as alternativas possíveis, pediu algumas colaborações também ao governo do Estado e estamos analisando todas as possibilidades”, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Pereira.
Leia também
A Fafen permanece aberta em Sergipe – ainda bem
Os estudos devem se estender ao longo deste mês de outubro. O gestor da Sedetec informou que o responsável pela área de Gás da Petrobras, Marcelo Cruz, já se comprometeu inclusive a garantir o fornecimento de gás para a Fafen.
“Provavelmente, essa é uma das partes mais difíceis na negociação. No geral, a Petrobras vai formalizar junto a sua equipe técnica os detalhes dessa nova operação, o que deve demorar mais alguns meses devido à quantidade de particularidades envolvidas, desde, por exemplo, as tratativas com os consumidores do fertilizante, para que sejam informados que vai continuar existindo ureia em Sergipe, até a atuação da própria Sergás, que poderá passar a fornecer o gás para a Fafen”, completou o secretário.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes