Seides e parceiros articulam programação para 2013
Economia 23/11/2012 21h00
Diretores e coordenadores de instituições e associações comunitárias reuniram-se com os coordenadores do Programa de Capacitação Profissional Sergipano Novos Rumos para articular o planejamento das novas demandas de qualificação para o ano de 2013. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, na sala de reunião ‘Frutos da Terra’ da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
A diretora do Departamento de Renda e Cidadania (DRC) da Seides, Heleonora Cerqueira, expôs as especificidades do Novos Rumos, avaliou o progresso do Programa nos anos de 2011 e 2012 e orientou os diretores das instituições presentes, que ainda não participam, a enviar seus projetos de arranjos produtivos até o dia 23, mediante 2º edital lançado pela Seides em parceria com o BNDES.
Para 2013 a Seides prevê o aumento na demanda de turmas e a implantação de uma padaria-escola e uma cozinha-escola nos bairros Japãozinho e João Alves. “Essa é uma ação produtiva. Além de nós qualificarmos, ofereceremos também um espaço para uso da população local que não possui espaço próprio de fabricação. Isso é geração de renda”, disse a diretora.
“O volume de ações para atender às populações de baixa renda é grande dentro dessa secretaria. O Novos Rumos oferece cursos em três arcos de áreas: construção civil, prestação de serviços e informática. O critério de escolha é quem possui NIS (Número de Inscrição Social) e está no Cadastro Único”, descreveu, ao ressaltar que a escolha dos cursos levados às entidades é feita de acordo com o que a comunidade e o mercado pedem.
Durante todo o ano o DRC trabalhou diretamente com as demandas enviadas pela Secretaria Especial Para Mulheres (SEPM), proporcionando qualificação profissional a mulheres em situação de risco.
A técnica da SEPM, Cláudia Pereira, destacou que "a Secretaria das Mulheres cuida da transversalidade, de levar a demanda até quem execute. A Seides e Secretaria da mulher trabalham em uma mão dupla excelente”.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes