Sergipe abre mais de 3.900 postos de trabalho formal em setembro
Estado teve o melhor resultado para o mês nos últimos quatro anos Economia | Por Will Rodriguez 23/10/2018 16h30O mercado de trabalho sergipano abriu 3963 vagas de emprego com carteira assinada no mês de setembro deste ano, conforme balanço divulgado esta semana pelo Ministério do Trabalho. Esse é o melhor saldo para os meses de setembro dos últimos quatro anos.
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam um total de 9.613 contratações e 5.650 demissões, o que elevou o nível de emprego na economia estadual em 1,42 pontos percentuais. Todos os setores geraram postos de trabalho, com destaque para serviços, comércio, agropecuária e indústrias de transformação, os maiores geradores de emprego no nono mês do ano em Sergipe.
Os municípios de Aracaju e Capela lideram o ranking de novos postos de trabalho em setembro, conforme o Caged. Juntas, as duas cidades abriram 1771 vagas, com destaque para o mercado capelense, que representou 75% do total de empregos criados, segundo detalhamento do Ministério.
Na série ajustada, que contabiliza o saldo de emprego acumulado do ano, o mercado sergipano contabilizou, até setembro, a perda de 149 postos de trabalho. Já nos últimos doze meses, há um saldo positivo, correspondente à criação de 4.411 vagas de emprego formais em todo o estado.
Brasil
Beneficiada pelos serviços e pela indústria, a criação de empregos com carteira assinada no país atingiu, em setembro, o maior nível para o mês em cinco anos. Segundo dados do Caged, 137.336 postos formais de trabalho foram criados no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.
A última vez em que a criação de empregos tinha superado esse nível foi em setembro de 2013, quando as admissões superaram as dispensas em 211.068. A criação de empregos totaliza 719.089 de janeiro a setembro e 459.217 nos últimos 12 meses.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes