Setor hoteleiro de Sergipe fecha 2015 com déficit de 30% na ocupação
Verão começa apreensivo e hotéis dão descontos para atrair turistas Economia 05/01/2016 13h11Por Fernanda Araujo
O setor hoteleiro sergipano fechou o ano de 2015 com um déficit de quase 30% na ocupação, referente aos anos anteriores, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Sergipe (Abih/SE). Apesar de o Réveillon ter tido uma excelente ocupação, com 95% de leitos ocupados durante quatro dias, o ano que passou não está sendo comemorado pelos empresários do ramo.
Para a presidente da Abih/SE, Daniela Mesquita, isso se deve a crise estabelecida no país, o que retraiu o turista corporativo, um público que sustentava a hotelaria no Estado. “E no primeiro semestre do ano passado, o turista não viajou a lazer para Aracaju, só veio viajar no segundo semestre. O turismo de lazer está iniciando, esse turista realmente está vindo à Aracaju, estamos desenvolvendo um trabalho para atraí-los”, acrescenta.
Porém, o verão 2016 já começou com apreensão em relação aos anteriores. O mês de janeiro iniciou com ocupação de em média 60%, bem abaixo do esperado que era de no mínimo 90% como aconteceu no mesmo período dos anos passados. Para atrair o turista à Aracaju os hotéis reduziram o valor de suas diárias. O cenário de crise tem feito com que as empresas deem descontos ou mantenham os preços abaixo do patamar em outras capitais.
“
A gente deseja realmente que se consiga reverter essa situação já que nossas tarifas estão bem atrativas em relação aos destinos vizinhos. Se for analisar, Natal, Recife, Maceió, Fortaleza e Salvador, estamos com tarifas muito mais atrativas. Hoje, é possível se hospedar em bons hotéis na Orla de Atalaia com valor de R$ 200 em apartamento duplo”, explica Daniela Mesquita.Isso se deve também, segundo ela, ao fato de Sergipe não ser ainda conhecido pelo turista. “A gente acaba sentindo mais ainda porque falta divulgação. Precisamos intensificar, fazer um trabalho agressivo na área de Marketing para que desperte o consumidor final. Se fomos comparar com Maceió, Natal, Salvador, eles estão em tudo quanto é vitrine nas grandes agências e operadoras de viagem, mas Sergipe não”, critica Mesquita.
Juntamente com os diretores dos hotéis, a Abih/SE se reuniu com o governo pedindo investimento na divulgação de Sergipe como destino turístico, para contornar a situação no decorrer deste ano.
Fotos: arquivo F5 News


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