Tarifa de água terá reajuste de 5,36% a partir de fevereiro em Sergipe
Com o reajuste, consumidor pagará aproximadamente R$ 2 a mais na fatura
Economia | Por Fernanda Araujo 08/01/2021 18h40

As contas de água para todos os consumidores sergipanos terão aumento a partir de fevereiro. O reajuste tarifário de água e esgoto feito pela Companhia de Saneamento de Sergipe, a Deso, é de 5,36% e será aplicado nas faturas emitidas a partir de 1º de fevereiro deste ano. O consumidor já está sendo comunicado do reajuste em mensagem que está saindo nas faturas.  

O reajuste na tarifa é feito anualmente pelas companhias de saneamento em todo o país. O percentual de 5,36% se refere ao mesmo que seria aplicado a partir de 1º de março de 2020, mas foi suspenso no ano passado por conta da pandemia, por determinação do governo do Estado. O reajuste não foi feito, mas a partir do próximo mês será aplicado. 

Em 2019 o reajuste anual foi de 7,99%, que alterou o valor da tarifa mínima de R$ 35,64 para R$ 37,74, valor pago hoje pelos que consomem até 10 metros cúbicos de água por mês, o equivalente a 10 mil litros. Segundo a Deso, o acréscimo será de pouco mais de R$ 2 e o reajuste será feito para todas as contas, inclusive para os que estão inseridos no programa Tarifa Social da companhia (de baixa renda), como os beneficiários do Bolsa Família. Com o aumento, o valor vai passar para R$ 39,76. 

Os 40 mil consumidores que estavam inseridos na Tarifa Social da Deso em Sergipe, e ficaram isentos do pagamento no ano passado por conta da pandemia, vão voltar a efetuar o pagamento, mas a companhia ressalta que não vai ser cobrado o que foi consumido no ano passado. Em 2020, o governo havia autorizado a prorrogação de prazo para 90 dias para o pagamento das contas aos demais consumidores que não estavam inseridos na tarifa social, suspendendo os cortes por inadimplência nesse prazo. Ainda conforme a assessoria, não haverá mais prazo de carência para o pagamento.

Atendimento da Deso

O consumidor pode agendar atendimento para diversos serviços no Ceac através do site ceac.se.gov.br ou através dos telefones 0800-07906100 ou 3226-7925. O horário de atendimento nos Ceacs do Shopping Riomar e no Aracaju Parque é de 7h às 18h; na Rodoviária Nova e na Rua do Turista, das 7h às 13h. Se desejar trocar a data de vencimento, por exemplo, o consumidor pode escolher até cinco datas no mês para pagar a fatura. A solicitação pode ser feita através dos canais de atendimento 40200195 ou pelo 0800-0790195
 

Edição de texto: Monica Pintosh
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