Terceirização é importante para retomada do crescimento, avalia Fies
Em Sergipe,micro e pequenas empresas criaram 79 mil empregos em 12 anos Economia 24/02/2016 18h52Da Redação
Quase metade das vagas de emprego formal abertas em Sergipe entre 2003 e 2014 foi criada por micro e pequenas empresas (MPEs). Em 12 anos foram mais de 79 mil novos postos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pela Federação da Industrias do Estado de Sergipe (Fies), em uma nota em que a entidade defende a regulamentação da terceirização para retomada do crescimento econômico do Brasil.
No documento, a Federação destaca que esse modelo organizacional da empresa em voga no país desde os anos 1970 permite às micro e pequenas empresas, especializadas em produtos ou serviços, melhor inserção na rede de fornecedores de empresas maiores, ampliando sua chance de crescimento e de geração de novos empregos.
“A Fies entende que a regulamentação é um dos pilares para que a economia brasileira seja mais competitiva no mercado mundial e uma medida capaz de estimular a atividade produtiva e o emprego no longo prazo, contribuindo significativamente para a retomada do crescimento econômico. Porém, é imprescindível que o debate se concentre em dados e fatos e não em estereótipos”, salienta.
Ainda segundo a Fies, a terceirização não vai excluir ou reduzir direitos trabalhistas. Para a entidade, a precarização das relações de trabalho é fruto da “existência de trabalhadores na informalidade ou quando não respeitada à legislação trabalhista, o que pode ocorrer em qualquer forma ou modalidade de contrato”.
Por fim, a nota ainda afirma que a terceirização não enfraquece os sindicatos porque, na ótica da Fies, a articulação deles na defesa dos direitos da categoria que representam será mantida.


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes