Vale vende ativos de fertilizantes para Mosaic
Economia 19/12/2016 20h29Por F5 News
A mineradora Vale anunciou nesta segunda-feira (19) a venda de ativos de fertilizantes para a Mosaic por aproximadamente 2,5 bilhões de dólares, em negócio que também envolverá aquisição de participação minoritária na companhia norte-americana. Todos os negócios de potássio, incluindo o projeto Carnalita, em Sergipe, fazem parte da transação.
A Vale afirmou que receberá 1,25 bilhão de dólares em dinheiro e 1,25 bilhão de dólares em ações ordinárias a serem emitidas pela Mosaic, com a mineradora brasileira avançando em sua estratégia de vender ativos para reduzir a dívida.
"A Vale continua com seu programa de desinvestimento e usará os recursos provenientes desta venda para reduzir sua dívida, ao mesmo tempo em que permanece exposta ao negócio de fertilizantes através da participação estratégica na Mosaic", afirmou a companhia, ressaltando que a parceria com a Mosaic adiciona valor substancial aos acionistas da Vale, fortalecendo a exposição da empresa ao mercado mundial de fertilizantes.
Já a Mosaic deverá se transformar em líder em produção e distribuição de fertilizantes no Brasil, um dos mercados agrícolas mais promissores do mundo, afirmou a empresa dos EUA.
"Enxergamos isso como uma combinação estratégica ideal para a Mosaic. Nós temos experiência comprovada em mineração e produção de fosfato, um grande registro de integrações de aquisição bem-sucedidas, bem como relações e experiência vastas no Brasil", declarou o presidente e CEO da Mosaic, Joc O’Rourke, em nota.
Os ativos negociados envolvem unidades com capacidade de produção de 4,8 milhões de toneladas de fertilizantes fosfatados e 500 mil toneladas de potássio, segundo a Mosaic, que espera que a aquisição aumente o lucro por ação da empresa em 2018, gerando mais de 80 milhões de dólares em sinergias após impostos.
*Com Reuters


Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas

Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões

IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%

Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços

Soja teve aumento e continua batendo recordes