Venda de 12 campos terrestres da Petrobras em SE pode gerar demissões
Avaliação é do Sindicato dos Petroleiros no Estado
Economia 05/03/2016 14h49

Por Fernanda Araujo e Will Rodrigues

Esta semana a Petrobras anunciou a venda de 104 campos terrestres de petróleo e gás natural, 12 deles em Sergipe. A medida faz parte do Plano de Desinvestimento para reequilibrar o balanço financeiro da Estatal, afetado pela queda do preço do petróleo e dos desdobramentos da operação Lava-Jato, da Polícia Federal. Para os petroleiros, na prática, essa ação deve fazer com que ativos da Companhia sejam vendidos a preços de banana e como consequência vai gerar demissões e remanejamento de funcionários, desencadeando perdas de benefícios e direitos.

Em geral, campos terrestres no Brasil têm menor produtividade que no mar. Contudo, boa parte da produção sergipana é em campo terrestre.

Outros quatro estados vão participar da negociação, Espírito Santo, Bahia, Ceará e Rio Grande do Norte. A Petrobras disse ao F5 News que a cessão dos direitos envolve 98 concessões de produção, além de seis blocos exploratórios. Eles foram agrupados em 10 polos de produção, com instalações integradas. “A produção total de óleo destes ativos é de, aproximadamente, 35 mil barris por dia, o que corresponde a menos de 2% da produção total da companhia”, justifica, em nota.

A petroleira afirma ainda que vai realizar um processo competitivo, com critérios objetivos, em que serão avaliados os termos e condições das propostas encaminhadas por empresas convidadas. A Petrobras diz que nas práticas de mercado “estimativas de valor são consideradas informações estratégicas e não serão divulgadas antes da conclusão da operação de venda”.

Para o diretor do Sindipetro AL/SE, Bruno Dantas, as demissões por conta dessa operação são quase certas, o que, na ótica dele, vai provocar uma crise social. “Vai levar a finalização de contratos com empresas terceirizadas, e vai exigir remanejamento de efetivos para unidades daqui mesmo ou para outros estados. Sem falar que a Petrobras vai reduzir drasticamente as suas operações no estado. Hoje, a unidade Sergipe/Alagoas produz em torno de 36 mil barris de petróleo por dia. Foram colocados à venda campos de petróleo que produzem 9 mil barris por dia. É quase 25% do que a Petrobras produz na sua unidade de negócio”, detalha.

Sindicatos de vários estados se reuniram neste sábado (5), em Salvador, para planejar mobilizações contra a negociação anunciada pela diretoria executiva da Petrobras. Os trabalhadores querem mobilizar governadores e parlamentares para tentar barrar a operação. O líder sindical sergipano entende que a venda faz parte do plano de privatização da estatal, o que representaria a redução dos investimentos da Companhia na área de responsabilidade social, a curto prazo.

“Isso não acontece de forma isolada, na semana passada o Senado Federal aprovou projeto de lei que visa restringir ainda mais a participação da Petrobras nas operações do Pré-Sal, então, o que a gente tem percebido é que realmente existe um plano para entregar o petróleo brasileiro para empresas estrangeiras”, complementa Bruno.

• Estado do Ceará – Polo Fazenda Belém (2 concessões)

• Estado do Rio Grande do Norte – Polo Riacho da Forquilha (34 concessões) e Polo Macau (4 concessões)

• Estado de Sergipe – Polo Siririzinho/Riachuelo (12 concessões)

• Estado da Bahia – Polo Buracica (7 concessões) e Polo Miranga (9 concessões)

• Estado do Espírito Santo – Polo São Mateus (14 concessões); Polo Fazenda São Jorge/Cancã/Fazenda Cedro (9 concessões); Polo Lagoa Parda (3 concessões) e Polo Gás (4 concessões); além de 6 concessões exploratórias.

 

Mais Notícias de Economia
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  17h40 Supermercados registram alta de 12% nas vendas de janeiro
Comparação é com o mesmo mês de 2020; setor espera Páscoa com 15% a mais nas vendas
Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
11/03/2021  17h37 Guedes diz que empresa poderá reduzir salário antecipando seguro-desemprego
Governo pagaria R$ 500 por mês para evitar demissões
Foto: Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  14h45 Inflação da construção civil cai para 1,33% em fevereiro
IBGE diz que taxa é menor que a de janeiro: 1,99%
Foto: ASN/Reprodução
11/03/2021  13h21 Petroleira ExxonMobil planeja iniciar perfuração em solo sergipano
Trabalho será realizado em junho e tem a previsão de perfuração de até 11 poços
Foto: Raylton Alves/ Agência Ana
11/03/2021  10h12 IBGE: previsão da safra 2021 é de 263,1 milhões de toneladas
Soja teve aumento e continua batendo recordes