Em novo single, Jaque Barroso dá um ‘Banho de Quilombo’ na música brasileira
Mergulho nas expressões culturais da Mussuca pretende alcançar o Brasil Entretenimento 10/03/2021 11h49A cantora sergipana Jaque Barroso, lança nesta quarta-feira (10) o single ‘Banho de Quilombo’. Inspirado nas tradições culturais da comunidade quilombola Mussuca, em Laranjeiras - cidade berço de grandes manifestações Culturais e onde a cantora tem fortes raízes familiares - a canção propõe uma viagem às expressões culturais do estado.
“Samba de Coco, Samba de Pareia, São Gonçalo, Cacumbi, Taieira, Reisado…” é com esses versos que Jaque Barroso começa a apresentar o “valor que a Mussuca tem”, numa viagem de ritmos que misturam instrumentos percussivos, como o pandeiro, elementos afrofuturistas e bases digitais com diferentes ritmos eletrônicos como Dancehall e Dub.
“Essa música é antes de tudo, uma homenagem aos mestres e brincantes que sempre lutaram para manter viva a nossa cultura. Para mim é muito importante levar sempre o legado da nossa ancestralidade, representada na música pelo nosso vocabulário, elementos da nossa cultura e pelos nomes de mestres da cultura popular que eu fiz questão de ressaltar, além disso, apresento nesta música elementos do afrofuturismo atrelados a um misto de sonoridades eletrônicas que já são marca do meu trabalho”, explica a cantora.
O single estará disponível nesta quarta em todas as plataformas digitais, e pode ser pré-reservado aqui: https://ps.onerpm.com/7792925718
Primeiro lançamento da cantora em 2021, o single faz parte do seu primeiro disco solo: "Descalça entre Mundos". As demais faixas serão lançadas em Maio. O projeto é realizado com o apoio da Lei Aldir Blanc por meio de premiação em edital proposto pelo Governo de Sergipe através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe.
Fonte: Assessoria de Imprensa





