Confiança segue como time sergipano de melhor pontuação em ranking da CBF
Estado tem apenas dois times entre os cem primeiros melhores ranqueados Esporte | Por Saullo Hipolito 02/03/2021 10h13 - Atualizado em 02/03/2021 10h15Quem não teve tanto para comemorar na temporada passada e caiu uma posição no ranking foi o Itabaiana, que agora ocupa a 73ª , com 990 pontos. O Tremendão terminou a temporada 2020 sendo eliminado na segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro pelo Floresta-CE. Esses são os únicos dois times a figurar entre os cem primeiros.
A terceira posição ficou com o Sergipe. O time que ocupava a 86ª posição caiu para a 102ª, com 612 pontos. Na temporada passada, o time de Aracaju, maior rival do Confiança, não disputou um jogo sequer em competições nacionais, cenário que mudou para o ano de 2021, quando o Sergipe disputará a Copa do Brasil e a Série D do Brasileiro.O Verdão teve mais sorte na competição nacional e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil, quando foi derrotado pelo Vitória. Com isso, o time ocupou o 209º lugar, empatado com o Aquidauanense-MT, com 125 pontos.
Quem também deu as caras, assim como no último ranking, foi o Estanciano. A equipe do interior do estado está com 25 pontos e divide a 230ª posição com seis times. É curiosa a participação do time, já que ele disputa a segunda divisão no estado. Mas, vale lembrar que o posicionamento dos times estabelece uma classificação técnica entre 236 clubes do futebol brasileiro, com base no recente desempenho das equipes nas competições nacionais e internacionais, nos últimos 5 anos. O Estanciano disputou a Série D em 2015, classificando-se para 2ª fase, a qual foi eliminado pelo River (PI). No ano seguinte, ele participou da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil, quando empatou com o Paraná no Francão por 1 a 1 e perdeu na cidade do Sul por 2 a 0
Geral
O líder do ranking passou a ser o Flamengo, com a conquista do bicampeonato nacional na última quinta-feira (25). O Rubro-negro aparece na primeira posição, com 16.678 pontos, tomando o lugar que era do Palmeiras no ano passado. O Alviverde vem na sequência, em segundo lugar, com 16.110 pontos. Fecha o trio líder do ranking o Grêmio, com 15.180.Vale lembrar que ambos disputam no próximo domingo o último jogo da final da Copa do Brasil. O clube paulista tem vantagem por vencer o jogo no Sul por 1 a 0. Com isso, no ranking, não consta a pontuação adicional aplicada para o campeão da Copa do Brasil, já que a competição ainda não se encerrou. Segundo a entidade máxima de futebol, assim que forem definidos campeão e vice, será publicada uma versão atualizada do ranking com as pontuações definitivas. As posições dos clubes e de suas respectivas federações não sofrerão alterações por conta dos pontos atribuídos.
Ranking das Federações
Além do Ranking Nacional de Clubes, a CBF também divulgou nesta segunda-feira (1) o Ranking de Federações, que classifica as federações estaduais a partir da pontuação de seus filiados no Ranking Nacional de Clubes da CBF. A Federação Paulista de Futebol se manteve na liderança do Ranking de Federações, seguida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação Gaúcha de Futebol.
A Federação Sergipana de Futebol permanece na 17ª colocação entre as 27 federações de todo o país, à frente das entidades do Acre, Piauí, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Tocantins, Rondônia, Amapá e Roraima.





