Federação Pernambucana solicita utilização do VAR no mata-mata da série C
Presidente da FPF destaca importância do teste numa decisão Esporte | Por Saullo Hipolito 21/08/2019 10h17 - Atualizado em 21/08/2019 11h45Com um de seus times garantidos na segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C, a Federação Pernambucana de Futebol protocolou, nos últimos dias, a participação do árbitro de vídeo na fase que garante a classificação dos quatro times que sobem para a Série B em 2020.
Além do Náutico, o Sampaio Corrêa e o Juventude também estão garantidos na segunda fase. Os últimos jogos da primeira fase acontecem no final de semana, o sábado será destinado para as partidas do grupo A (cinco times disputam duas vagas). Já os confrontos do grupo B (cinco times disputam três vagas) ficarão no domingo.
Em entrevista ao site “Super Esportes”, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, confirmou que é difícil ter o pedido aceito, mas mesmo assim o protocolou.
“Já fiz a solicitação tanto de árbitro Fifa, quanto da presença do recurso do árbitro de vídeo para os jogos finais. Lógico que para isso será preciso todo um procedimento. Não é algo fácil. Colocar o VAR nos Aflitos, por exemplo, é uma coisa. Na Arena (de Pernambuco) é outra. Será preciso adaptação, vistoria, uma série de coisas. Além disso é preciso também ver disponibilidade de árbitros e equipamentos. Mas vamos tentar. Acho que é possível”, comentou.
Com a evolução da tecnologia, o vídeo assistente deve ser realidade em todas as séries em pouco tempo. O presidente destacou que seria uma ótima chance de experimentar na Série C, logo em um momento decisivo.
"O VAR não tem mais volta. É uma ferramenta em expansão e a CBF vai querer em determinado momento que todas as suas competições tenham. No momento isso não é possível. Mas já que não é possível ter em todas as competições, durante todo o período de disputa, seria interessante começar a colocar pontualmente. E uma oportunidade boa seria essa, nesses dois jogos decisivos da Série C", afirmou.
Confiança
O time sergipano tem jogo importante contra o Ferroviário, no próximo sábado (24), às 17h, no estádio Presidentes Vargas, no Ceará. Aos dois times, só a vitória interessa.
O Confiança só depende dele mesmo para se classificar para a segunda fase. Já o time cearense, para garantir a classificação, deve vencer a partida e torcer pelo empate ou derrota do Santa Cruz, que enfrenta o Náutico também no sábado às 17h.


Anúncio foi feito nesta quinta pelo presidente do COI Thomas Bach

Estádio Etelvino Mendonça, em Itabaiana, recebe o jogo da 1ª fase da competição

Entidade vai apresentar o resultado do protocolo nacional em congresso na Fifa

Favorito, Dragão do bairro Industrial não resiste às investidas do adversário

Em lance de pênalti polêmico, Gipão chegou ao empate aos 40 do segundo tempo