Albano culpa o DEM por Adierson Monteiro não ser presidente do PSDB/SE
Ex-governador e aliados entregam desfiliação do PSDB
Política 30/09/2011 18h48

Por Joedson Telles e Márcio Rocha

Ao lado da vereadora Mirian Ribeiro, e sob gritos de simpatizantes, o ex-governador Albano Franco entregou o documento de desfiliação do PSDB ao presidente da comissão provisória do partido, o ex-deputado Roberto Góes, por volta das 16h desta sexta-feira, dia 30, na sede do partido. Se esquivando das perguntas dos jornalistas, Albano não explicou, por exemplo, as declarações do ex-deputado federal Pedrinho Valadares, que ao deixar o DEM ontem afirmou que o empresário Adierson Monteiro não conseguiu a presidência do PSDB em Sergipe porque membros da Executiva Nacional do PSDB “têm raiva de Albano”. Optou por culpar o DEM.  

“Não tem como não se emocionar. Deixo o PSDB depois de 18 anos. O partido fica nas mãos dos amigos Roberto Góes e Adierson Monteiro”, limitou-se. Além de governador do Estado durante oito anos (dois mandatos), Albano Franco foi deputado federal pelo partido.

Durante o discurso, Albano Franco enfatizou que seu compromisso é de credibilidade e coerência com o povo sergipano. Deixou evidente também sua afinidade com “o grupo das novas ideias para Sergipe”. Nas entrelinhas, uma alusão ao grupo comandado pelo governador Marcelo Déda (PT), que pregou em campanha a mudança, e sempre teve a simpatia de Albano, que, entre outras formas de demonstrar sua incoerência com a linha tucana de oposição ao PT, não subiu no palanque com o então candidato tucano à presidência, José Serra, em Itabaiana, em 2010.     

Segundo Albano Franco, o DEM impediu o empresário Adierson Monteiro de assumir o comando do PSDB em Sergipe, ao acordar a transferência do ex-deputado federal José Carlos Machado do DEM para o PSDB. Isso numa manobra para garantir o desejo da direção nacional que dará apoio a uma possível candidatura do ex-governador João Alves (DEM) a prefeito de Aracaju em troca do apoio do ex-governador ao projeto Aécio Neves presidente, em 2014.  

Indagado sobre o seu futuro político, Albano desconversou. Disse que não está em momento de integrar legenda alguma, por não ser candidato nas próximas eleições. Contudo, os ex-filiados ao PSDB liderados por ele,  caso queiram participar das próximas eleições 2012, devem estar filiados até a próxima terça-feira, quando encerra o prazo de filiações. Albano firmou o compromisso de apoiá-los. É o caso da vereadora Míriam Ribeiro, do deputado estadual Luiz Mitidieri e do vereador Wilson Fraga, de Lagarto.

Albano afirmou ter recebido convites de oito partidos, e destacou os gestos do PDT, PSB e PSD. Este último teria partido do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Albano Franco, entretanto, negou ter conversado o assunto com o governador Marcelo Déda, que comandará o PSD em Sergipe.

Em conversa com ex-membros do PSDB, contudo, a reportagem do F5 News apurou que o destino dele será mesmo o PSD. Eles, inclusive, disseram ao F5 News que receberam orientação para ingressar no PSD do próprio Albano.

Albano Franco ainda revelou que esteve reunido com o ex-presidente da República, o tucano Fernando Henrique Cardoso, para comunicar sua decisão de deixar o partido. Também explicou os motivos e, segundo ele, recebeu o sinal verde do ex-presidente.

Ao assinar a ficha de filiação do PSDB, na próxima semana, o ex-deputado federal José Carlos Machado, dividirá com Roberto Góes e com o empresário Adierson Monteiro e o seu filho, Antônio Monteiro Neto, a missão de reconstruir o partido. “É nosso objetivo fortalecer o partido em Sergipe e mantermos o compromisso de apoiar uma possível candidatura a prefeito de João Alves. O PSDB vai voltar a ser o maior partido de Sergipe. E doutor Albano será sempre um tucano de coração”, comentou Adierson Monteiro, que integra, agora, a Executiva Nacional do partido.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo