Albano diz que DEM trabalhou para impedir que Adierson assumisse o PSDB
Ex-senador já tem pronta a carta de desfiliação, e emite sinais de que está indo para o PSB
Política 11/08/2011 09h31

Por Joedson Telles

O ex-governador Albano Franco explicou na manhã desta quinta-feira, na FM Liberdade, que já está com a carta de desfiliação do PSDB pronta e só não entregou o documento a Direção Nacional ainda porque recebeu uma ligação, ontem, do presidente da legenda, o deputado federal Sérgio Guerra, solicitando uma reunião para a próxima segunda-feira, dia 15. Albano escutará Sérgio Guerra por educação, mas deixou claro que, dificilmente, mudará de ideia.

O ex-governador explicou que, há cerca de 100 dias, foi impedido de oficializar o empresário, e seu amigo, Adierson Monteiro na presidência do partido em Sergipe. Isso porque o DEM (ele não quis citar nomes) trabalhou junto à Direção Nacional do PSDB para impedir a convenção. Em solidariedade a Adirson, Albano deixará o partido, e será seguido pelas principais lideranças. “Isso me gratificou, e me fez feliz”, comentou Albano.

Albano “não entendeu” o que levou o DEM a não aceitar Adierson como presidente – sobretudo pelo fato de o empresário já ter declarado total apoio a uma possível candidatura de João Alves a prefeito de Aracaju. “Sinto-me numa posição desconfortável no PSDB, porque na véspera da realização da convenção, no final de abril, houve uma decisão do deputado Sérgio Guerra mandando suspender a convenção. Entenderam que o meu amigo Adierson Monteiro não teria coragem de tomar uma posição de independência em relação ao prefeito. Aos problemas de Aracaju e Sergipe”, explicou, assegurando que, caso permanecesse no PSDB, no dia seguinte, anunciaria apoio à possível candidatura do ex-governador João Alves Filho a prefeito de Aracaju.

PSB

Observando a sua humildade e paciência pelo fato de a indefinição no PSDB sobre Adierson Monteiro já durar 100 dias, Albano confirmou que vem sendo sondado por pelo menos seis partidos. O ex-governador, inclusive, recebeu um convite do ministro do Trabalho e presidente do PDT Nacional, Carlos Lupi, para assumir a presidência da legenda em Sergipe. O atual presidente sergipano, o prefeito de Socorro Fábio Henrique, apoiou o convite de Lupi. Todavia, Albano emitiu sinais de que estará indo mesmo para o PSB a convite do senador Antônio Carlos Valadares.

“O senador Valadares tem tido o gesto de nos convidar para o PSB. E todos sabem que tenho uma amizade fraterna com quem eu denomino Tonhão, que é o deputado federal Valadares Filho. E também um relacionamento pessoal de muitos anos com o governador Eduardo Campos (governador de Pernambuco que preside nacionalmente a legenda)”, comentou, garantindo passar alguns meses sem filiação partidária para evitar comentários de que está indo para o grupo liderado pelo governador Marcelo Déda pensando em cargos. “Nunca participei do governo de João ou de Déda”, lembrou.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo