Alessandro Vieira quer reproduzir êxito eleitoral no pleito de 2020
Estreante no Congresso, senador faz avaliação do primeiro ano de mandato
Política | Por Will Rodriguez 27/12/2019 17h45 - Atualizado em 28/12/2019 09h17

Tendo sido o candidato com melhor desempenho nas urnas em 2018, o senador sergipano Alessandro Vieira (Cidadania) encerra seu primeiro ano na política satisfeito com os resultados obtidos. A "nova política" - termo que costuma usar para definir seu modo de atuação - está traduzida em números, segundo o parlamentar. Nas finanças, por exemplo, a economia feita em seu gabinete ao longo de 2019 alcançou a cifra de R$ 1,4 milhão.

Agora, sua pretensão é alçar  mais pessoas com sintonia ideológica aos espaços de poder nas esferas municipais,  tanto em Aracaju, quanto em outros grandes municípios do estado. 

O valor economizado, segundo Alessandro, é fruto do não uso de carro oficial e motorista, além do enxugamento da folha de cargos comissionados. "Hoje em dia a gente tem um gasto, asseguradamente, acima dos três milhões de reais, não é pouco dinheiro, dá para ser menos", afirmou o senador, que tem 25 pessoas nomeadas em seu Gabinete, conforme consta no Portal da Transparência da Casa Legislativa. "Minha equipe tem metade dos cargos que poderia, bem menos que a maioria das dos demais senadores, mas o desempenho em qualquer indicador é superior", disse.

Ao ser questionado pelo F5 News sobre quais oportunidades de melhoria enxergava em seu mandato, o senador disse desejar ampliar os mecanismos de participação social. "A gente conseguiu fazer um edital de emendas, o cidadão sergipano foi quem escolheu os destinos dos recursos que a gente tem na emenda individual. Você tem possibilidade de fazer uma melhora muita expressiva na parte do contato com as lideranças no interior, aqui em Sergipe. Mas a gente passou um ano construindo e 2020 vai ser um ano de caminhar mais por Sergipe, ao mesmo tempo em que a gente não pode abrir mão das matérias nacionais", pontuou o senador. 

A afinidade ideológica de Alessandro com a agenda anticrime do ministro Sérgio Moro e sua defesa de algumas medidas econômicas propostas pelo governo federal não fazem dele, contudo, um aliado. Vieira se diz independente do Planalto e não se furta às críticas.

"A gente tem uma reforma tributária que tá enganchada, importantíssima, e tem a reforma administrativa que também é importante, mas o governo Bolsonaro me parece que está desistindo dela", disse. 

Em um encontro com a imprensa nesta sexta-feira (27), o senador deixou-se ser sabatinado quanto à sua atuação neste primeiro ano em Brasília, mas as eleições 2020 permearam toda a conversa. Alessandro diz estar convicto de que é possível que os seus aliados reproduzam o êxito que ele teve no pleito passado, quando recebeu o voto de 474 mil sergipanos

"O processo de conquista de confiança das pessoas é perene. A cada ciclo eleitoral será preciso provar à população que vale a pena apostar em algo diferente. O cidadão sabe votar, você tem que colocar alternativas. Ninguém em sã consciência vota num ladrão ou incompetente", afirma Alessandro Vieira, apostando que seu grupo sairá vitorioso das disputas eleitorais do ano que vem, embora ainda não haja nada oficializado sobre candidaturas. 

Edição de texto: Monica Pintosh
Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social