Aliados querem Eduardo Amorim no PSDB
Preservado para disputar o governo do Estado em 2018
Política 04/05/2015 21h19

Por Joedson Telles

Na primeira reunião dos políticos com mandatos liderados pelo senador Eduardo Amorim (PSC), que aconteceu nesta segunda-feira 4, no Hotel Aquários, ficou evidente um sentimento quase que unânime: o senador Eduardo Amorim deve trocar o PSC pelo PSDB por ser uma legenda mais forte nacionalmente e ser preservado para voltar disputar a eleição de governador do Estado em 2018. A maioria do grupo entende que Eduardo até pode transferir o título de eleitor de Itabaiana para votar em Aracaju ao lado da família, mas não deve disputar a eleição para prefeito de Aracaju, em 2016.

O grupo, que faz oposição ao Governo do Estado, também começou a discutir formas de fortalecer o projeto 2018. Uma delas diz respeito a cada líder movimentar o seu município - lançando-se candidato ou apontando nomes fortes para o pleito de 2016. Ou seja, em Itabaiana, a deputada Maria Mendonça, em Nossa Senhora do Socorro, o ex-deputado José Franco, em Lagarto, o deputado Valmir Monteiro, em Estância, o deputado Dr Gilson, em Laranjeiras, o deputado Paulinho das Varzinhas...

Em Aracaju, caso opte pela candidatura própria, o grupo, que praticamente descartou Eduardo para preservá-lo, conta, hoje, com os nomes do deputado federal Adelson Barreto (PTB) e do estadual Capitão Samuel (PSL). Nome forte que vinha sendo cogitado para a disputa, o deputado federal Laércio Oliveira (SDD) ratificou que apoiará o prefeito João Alves (DEM), caso este resolva disputar a reeleição. Os demais do grupo, insatisfeitos com a distância do atual prefeito de Aracaju, condicionam um novo apoio a um acordo que precisa ser firmado bem antes de a campanha começar. Não aceitarão discutir próximo da eleição.                  

Além do senador Eduardo Amorim, que gostou tanto da reunião, que tentou adiar a viagem a Brasília, mas não encontrou voo, estiveram presentes todos os deputados que formam a oposição em Sergipe. Além deles, os ex-deputados José Franco e Zeca da Silva. As exceções foram o deputado André Moura (PSC), em missão pela Câmara Federal, o deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), que se recupera de um acidente, e o ex-deputado estadual Gilmar Carvalho (SDD), que não justificou a ausência.

O grupo volta a se reunir no próximo dia 25 de maio. Atendendo a uma sugestão de Laércio Oliveira, o novo encontro será no Cacique Chá, no centro de Aracaju. “Considerei excelente nossa reunião. Altamente produtiva e isso só mostra que com essa união podemos amadurecer cada vez mais”, disse Eduardo Amorim.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo