Almeida diz em artigo que Adelson Barreto caiu no conto do vigário
Política 10/10/2011 08h01

Por Almeida Lima

O deputado estadual Adelson Barreto (PSB) acaba de cair no ‘Conto do Vigário’. Mais uma vez ele foi posto para traz pelas elites políticas de Sergipe. Ofereceram ao deputado um “presente” bem maior do que aquele que ele desejava conquistar. Foi aí que ele caiu na cocó.

Vamos aos fatos: Adelson Barreto pretendia ser candidato a prefeito de Laranjeiras para onde iria transferir seu domicílio eleitoral. Lá ele foi bem votado mesmo sem o apoio de liderança local. Acontece que em Laranjeiras, além do médico Ricardo Hagenbeck (PPS), também já se declarou candidato a prefeito o ex-deputado estadual, Marcos Franco (PMDB).

De família tradicional, o empresário de berço e ex-deputado Marcos Franco se sentiu ameaçado no seu projeto de chegar à Prefeitura de Laranjeiras, caso o deputado Adelson Barreto disputasse o mesmo cargo como já havia anunciado. A partir daí a elite entrou em ação e, num passe, o entrave foi demovido.

O senador Valadares atendeu ao pleito ‘dos Francos’, de cujo berço ele surgiu e se serviu. Da operação participaram Jackson Barreto (PMDB), Jorge Alberto (PMDB), e o próprio governador Marcelo Déda (PT). O Senador Valadares (PSB) foi ‘convencido’ por todos a convencer Adelson Barreto a largar o seu projeto de chegar à Prefeitura de Laranjeiras.

O plano foi executado pelo próprio senador Valadares que chamou o deputado Adelson Barreto e fez ver a ele que seria ‘bem melhor’ ele tentar a prefeitura de Aracaju e não a de Laranjeiras, que era o seu desejo. Perfeito o ‘Conto do Vigário’: a troca do bem menor pelo bem maior. O deputado não resistiu à tentação e topou. Caiu como um ‘patinho’: deixou Laranjeiras e fez opção pelo domicílio de Aracaju.

Adelson Barreto é a figura do ‘bom moço’ mais expressiva que se conhece. Ele é o perfil da ‘santa ingenuidade’. No lado oposto estava o perfil do político ‘velha raposa’, do político ladino, esperto, sagaz, astuto e dado a traições... Era o senador Valadares, aquele que só circula na calada da noite. E que o diga quem já sentiu as suas presas na jugular, a exemplo de Jackson Barreto.

Para completar a armação, Adelson Barreto foi ‘convencido’ a começar a circular pelos bairros de Aracaju, já a partir de agora, com a antecedência de um ano para as eleições de prefeito. Segundo ele próprio afirmou em entrevista a Gilmar Carvalho (Ilha FM), o objetivo é sair ‘irmanado’ com Valadares Filho para se aproximarem do povo e, lá na frente, numa pesquisa definir quem deverá ser o candidato a prefeito dos dois: se ele, ou o filho do senador Valadares, o Valadares Filho.

Ou seja, o senador Valadares ‘atendeu ao pedido’ para fritar Adelson Barreto e, de quebra, escalou o guia sócio-eleitoral para encaminhar o deputado Valadares Filho pelos bairros de Aracaju.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo