Ana Lúcia aponta abandono da educação pública
“Infelizmente chegamos a um quadro que não é dos melhores”, diz Política 04/03/2015 10h28Por Joedson Telles
A deputada estadual Ana Lúcia (PT) fez uma avaliação nada animadora da educação pública em Sergipe, na manhã desta quarta-feira, dia 4, ao ser entrevistada pelo radialista Gilmar Carvalho, na Ilha FM. A parlamentar, que sempre teve a educação de qualidade e o reconhecimento da importância dos professores como principais bandeiras do seu mandato, enxerga um abandono da parte pedagógica e administrativa na educação pública.
“Infelizmente chegamos a um quadro que não é dos melhores. O sindicato (Sintese) entregou ao secretário (de Educação) imensa quantidade de matérias nos jornais a partir de denúncias, reclamações e indicações do sindicato dos trabalhadores”, observou a deputada. “E o dinheiro vai direto para as escolas. O professor na maioria das vezes não sabe. O estudante, os pais são obrigados a participar do conselho escolar, e muitas vezes não sabe o valor, e que serve. Tem recurso para a estrutura, para o esporte, e muitas vezes não sabem. Fica um grupo pequeno controlando sem a participação daqueles que constroem e ensinam no chão da escola e o resultado é esse”, disse.
Ana Lúcia lembrou que, no ano passado, em novembro, as escolar receberam a metade da verba, e, agora em fevereiro, o MEC liberou a outra parte. “É importante porque você ver o programa que tem. Tem aquele da bolsa atleta. Têm vários programas. O recurso chega para auxiliar. É recurso suplementar, não constitucional. Então o repasse é feito direto na conta da Secretaria da Educação para fortalecer toda educação, infantil, fundamental e médio. Há um ‘descomando’ geral na educação, mas o secretário está tentando revolver essa questão”, acredita.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo