André garante legalidade de Lara e acusa adversário de desviar recursos
Deputado refere-se ao ex-prefeito de Japaratuba, Padre Gerard
Política 10/07/2012 16h43

Por Joedson Telles

Assegurando que, na última quinta-feira, dia 5, toda a documentação exigida pelas leis eleitorais para que uma candidatura seja homologada foi protocolada no cartório eleitoral do município de Japaratuba pela prefeita Lara Moura, que disputa a reeleição, o deputado federal André Moura (PSC), esposo de Lara, ficou atônito com a possibilidade de impugnação da candidatura. “Fiquei surpreendido com a entrevista do promotor da Comarca de Japaratuba, dizendo que estava faltando a certidão, e isso poderia vir a impugnar a candidatura dela. Eu não entendi. Com todo respeito, talvez ele não tenha recebido a informação que, no dia seguinte, dentro do prazo estabelecido pelo juiz da Comarca, foi entregue o documento”, explicou André Moura.

“Se existe em Japaratuba a possibilidade de alguma candidatura ser impugnada, não é da prefeita Lara, mas do adversário da prefeita que tem várias contas julgadas ilegais com desvios de recursos, condenadas, sem apresentar nem recurso de defesa, e está na lista dos inelegíveis publicada no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e encaminha ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do nosso Estado. Eu já soube que, hoje, houve uma posição diferente em relação à candidatura majoritária da prefeita Lara, e tenho absoluta certeza que está totalmente regular, até porque, essa certidão, já temos em mãos fornecida pelo próprio cartório eleitoral do município de Japaratuba”, assegurou.

Segundo André, no último dia 5, foi expedida do cartório eleitoral de Japaratuba uma notificação destinada ao representante da coligação informando que, na documentação entregue por Lara Moura, havia a certidão. Segundo ele, também havia a informação sobre o prazo de 72 horas para que a certidão fosse entregue. “No dia seguinte, na sexta-feira, essa certidão foi entregue, tanto é que, na própria sexta-feira, o juiz deferiu a candidatura da prefeita Lara, e, já no sábado, o CNPJ foi disponibilizado na internet . Já no dia de ontem, segunda-feira, a conta bancária da prefeita Lara foi aberta. É tanto que, hoje, já vai começar a confeccionar todo material de campanha”, disse.

André salientou ainda que o procedimento adotado pela prefeita Lara Moura é plenamente normal em se tratando de uma candidatura. “Eu já fui candidato várias vezes, e sei que isso é normal. Muitas vezes, o documento estava pendente. Eu inclusive recebi a informação de que hoje pela manhã o próprio promotor, em entrevista, já disse que as candidaturas de Japaratuba e Pirambu estão regulares, diferente do que foi dito ontem. Independente disso, o depoimento do juiz por si só é a prova maior do registro e da legalidade da candidatura da prefeita Lara”, disse.

De acordo com André Moura, todos sabem que nesse período eleitoral essas situações, normalmente, são colocadas e exploradas pela oposição, que tenta desvirtuar a informação verdadeira. Apesar de nutrir este juízo, o parlamentar aposta que o pleito deve transcorrer normalmente.

“Nós não estamos em momento algum preocupados com quem será adversário da prefeita Lara ou quem será candidato. Eu entendo que o povo é quem tem que decidir quem deve administrar o futuro de todos os municípios do Brasil. Eu acho que o direito de ser candidato deve existir. Proporcionar ao leitor quem ele deve escolher. Então, quem não tem medo de olhar no olho do eleitor, de ir para o debate e de enfrentar as urnas, não tem quem se preocupar quem será o nosso adversário, não. A nossa questão é colocar à disposição do povo de Japaratuba o nome, no caso da prefeita Lara, e deixar que o povo julgue aquele que entender que tem as melhores condições de estar à frente do município pelos próximos quatro anos”, disse.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo