Audiência pública na Alese irá debater carreira única nas polícias
Política 05/11/2015 14h45

Na manhã desta sexta-feira (06), a Assembleia Legislativa, através da Comissão de Legislação Participativa, irá receber um importante debate sobre a unificação na carreira das polícias sergipanas. Essa é a proposta da Audiência Pública “Carreira Única nas Polícias – Um Novo Paradigma para a Segurança Pública”.

A audiência, que acontecerá das 8h às 12h, no plenário da Alese, será aberta à população e contará com a palestra do doutor Marcos Santana de Souza, professor da UFS e da Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública. A expectativa é que representantes de vários segmentos das polícias sergipanas participem da discussão como forma de melhorar a carreira.

“Atualmente, existem duas formas de acesso para a carreira policial militar: ou entra como soldado ou entra como aspirante oficial. Com isso, formam-se dois quadros. Achamos interessante o tema da carreira única, ou seja, a pessoa fazer um concurso para soldado e chegar até mesmo ao posto de coronel. Queremos quebrar paradigmas e dar oportunidades”, explica o deputado estadual Georgeo Passos, PTC, presidente da comissão que está organizando a audiência.

O parlamentar entende que esta é uma maneira de contribuir com melhorias na segurança pública do Estado uma vez que a Assembleia não pode legislar sobre o tema – cabendo ao Governo realizar a unificação. “Vamos fazer o debate, principalmente hoje, quando a população sofre com a falta de segurança e aí debater com os atores – tanto os que são a favor como os que são contra – para que nós possamos formatar uma ideia e sugerir para que o Governo analise essa possibilidade. Pretendemos fazer, depois da conclusão, uma indicação para o Executivo”, promete Georgeo.

O deputado lembra ainda a relevância de ouvir todos os lados para a construção de um entendimento e, por isso, faz uma convocação para a audiência. “Convidamos todos os envolvidos na área de segurança pública do Estado. Mandamos convite para o Comando da Polícia Militar, Polícia Civil, associações de militares, sindicatos dos policiais civis e esperamos que eles venham debater. Qualquer pessoa pode participar e, se escrevendo, também terá o direito de falar. Achamos importante ouvir a todos e esperamos contar com uma grande participação”, afirma.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo