Candidatos de Aracaju elevam tom das críticas no último debate
Política 29/10/2016 00h25

Por Will Rodriguez

Os candidatos que disputam a Prefeitura de Aracaju elevaram o tom das críticas no último debate antes do segundo turno das eleições, promovido pela TV Sergipe, na noite desta sexta-feira (28). Edvaldo Nogueira (PCdoB) e Valadares Filho (PSB), que aparecem tecnicamente empatados na maioria das pesquisas de intenção de voto, dedicaram a maior parte do tempo para troca de acusações, deixando o confronto de propostas em segundo plano.

Já no primeiro bloco, Edvaldo, citando matéria da revista Veja de 2010, acusou Valadares de participar da chamada máfia dos rojões, um suposto esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares destinadas a festas por meio do Ministério do Turismo. O socialista disse que a reportagem era falsa, que não é investigado pela Polícia Federal e rechaçou. “De superfaturamento você entende muito”.

Em todos os blocos, Edvaldo insistiu no argumento de que Valadares teria um acordo com o atual prefeito João Alves Filho (DEM) e ao citar outros apoios do candidato afirmou que as alianças de Valadares seriam “quase formação de quadrilha”. Após pedido de direito de resposta, Valadares criticou os apoios do PT e do governador Jackson Barreto (PMDB) ao comunista citando que, em relação a aliados, Edvaldo “não pode falar de ninguém” e afirmando que não muda “convicções por apoio político”.

O ex-prefeito chegou a classificar Valadares como um político sem história cujas declarações são cínicas e mentirosas. “O candidato vai terminar a campanha como Pinóquio”, alfinetou. Valadares, por sua vez, disse que Edvaldo precisa dar explicações sobre supostas irregularidades de sua gestão, mencionando a fraude dos pardais, o superfaturamento nos contratos de limpeza urbana e o escândalo dos medicamentos vencidos. “Ele tem medo da renovação, por isso o desespero”, atacou.

Para além dos ataques pessoais, o debate discutiu a educação, saúde, segurança pública, políticas públicas para animais, geração de emprego, saneamento básico e limpeza urbana.

Edvaldo Nogueira prometeu criar um pronto socorro-veterinário e retomar as obras paralisadas na capital sergipana, além de implantar a ronda nas escolas e terminais de integração dando a Guarda Municipal um perfil mais “repressivo” e “decisivo na política de segurança”.

Valadares Filho afirmou que vai construir dez creches e ampliar o número de vagas na pré-escola, além de fazer uma nova licitação da limpeza urbana que para ele “não pode continuar sendo utilizada para disputa econômica sem focar na prestação do serviço”. 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo