Cerca de 40 mil mudas serão plantadas em Aracaju nos próximos três anos
Política 01/04/2014 11h30Por Fernanda Araujo
Cerca de 40 mil mudas de árvores serão plantadas em toda Aracaju (SE), nos próximos três anos. Esse é o objetivo da Prefeitura da cidade com a execução do Plano de Arborização do município, lançado na manhã desta terça-feira (01) na rótula da avenida São Paulo. Segundo o prefeito João Alves Filho (DEM) (foto abaixo), foi feita uma licitação pela qual, inicialmente, a empresa vencedora vai plantar de imediato 10 mil mudas, dentro do cronograma da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A meta é arborizar a cidade que possui apenas 1m² de área verde por habitante, número bem abaixo dos índices da Organização das Nações Unidas (ONU) que deve ser o mínimo de 15m².
“Espero que a população venha acatar essa proposta; há 39 anos plantamos mais de 40 mil árvores. Para evitar qualquer reação negativa, depois da campanha íamos casa por casa e perguntávamos se o cidadão cuidaria da árvore e a população reagiu muito bem. Aracaju passou a ter praticamente os índices da ONU. Mas, desafortunadamente, de lá pra cá, abandonaram esse verde que é sinônimo de saúde e embeleza a cidade”, disse João Alves, que salientou a realização também de campanhas educativas.De acordo com o prefeito, o Plano de Arborização, de responsabilidade da engenheira florestal Carla Zoaid – da Sema –, seria executado pela Prefeitura, no entanto, havia empresas interessadas pelo trabalho, por isso foi aberta a licitação após a aprovação da Lei Municipal 4422, de 23 agosto de 2013, de Publicidade e
Propaganda, que trata do uso do espaço público para publicidade ao ar livre. A empresa será responsável por plantar, manter, adubar e substituir se necessário, isso sem nenhum custo para o Município, segundo a Sema, além disso, vai ganhar um espaço de publicidade nos protetores triangulares das mudas (foto principal), que se referem ao programa municipal Árvore e Propaganda, também lançado hoje.“Nos três espaços um pertence à Prefeitura e dois à empresa que está fazendo o plantio. Isso é de onde ela tira a sustentação para a manutenção dessas 10 mil. Os protetores serão colocados em cerca de 3 mil delas”, disse o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Júlio Flores.
“O mínimo recomendado pela ONU são de 15 m² por pessoa, mas queremos ir além, a meta pode chegar a 70 m², como em Curitiba. Estamos dando o primeiro passo, é um desafio grande, clima tropical. Mas, vamos chegar lá. Esse planejamento pode ser mudado à medida da necessidade”, disse o secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo