Citado na Babel, Edvaldo diz estar tranquilo sobre suspeitas
Política 21/04/2017 09h13 - Atualizado em 21/04/2017 15h33

Por Will Rodriguez

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), afirma estar tranquilo em relação à  citação do seu nome no inquérito da operação Babel, que apura a suspeita de fraude em contratos do lixo com a Empresa Torre nas duas gestões do comunista.

Em nota divulgada na noite de quinta-feira (20), o prefeito reafirma que conduziu todos os atos de sua gestão anterior e da atual de forma correta e lamenta a atuação de parte da mídia, assim como de seus opositores que, segundo Nogueira, continuam “inconformados” com o resultado do pleito passado.

Embora ainda não seja investigado, Edvaldo Nogueira aparece nas considerações finais do inquérito encaminhado pelo Deotap à 3ª Vara Criminal. Na citação, os delegados pedem que a Justiça encaminhe a documentação ao Ministério Público com pedido de abertura de inquérito, uma vez que, por ter prerrogativa de função, o prefeito só pode ser investigado com autorização do Poder Judiciário pela Procuradoria-Geral de Justiça.

No inquérito, os investigadores do Deotap afirmam que as provas coletadas durante a operação Babel mostram ligações telefônicas entre Edvaldo e o empresário José Antônio Torres Neto, dono da Torre, dias antes do segundo turno das eleições 2016 e, na sequência, saques de valores elevadores realizados por José Antônio na boca do caixa da conta da empresa.

A juíza Valéria Libório, da 3ª Vara Criminal, ainda não decidiu se vai acatar o pedido do Deotap para instauração de um inquérito contra o prefeito de Aracaju.

Veja a íntegra da nota divulgada por Edvaldo Nogueira.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, consciente da lisura dos seus atos, vem expressar sua tranquilidade diante da referência ao seu nome, divulgada hoje no inquérito que apura o contrato da coleta do lixo na capital.

Lamenta profundamente a conotação que parte da mídia está dando ao episódio, tentando associá-lo a supostas irregularidades, quando o próprio texto do inquérito apenas especula sobre seu nome, sem qualquer base material que o ligue a condutas ilegais.

O prefeito também lamenta que o episódio esteja sendo objeto de exploração política por aqueles que até hoje estão inconformados com o resultado das eleições de 2016 e contrariados com as soluções que a atual gestão vem implementado para reconstruir a qualidade de vida na cidade.

O prefeito reafirma o caráter ético e transparente que presidiu sua conduta durante toda sua vida pública, ao tempo em que apoia o papel das instituições encarregadas de fiscalizar o exercício dos poderes públicos.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo