Comissão da Câmara prossegue visita às Unidades de Saúde de Aracaju
Política 08/05/2014 16h02

Por Will Rodrigues

Continuando a série de visitas surpresas que estão sendo realizadas quinzenalmente pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nas Unidades do Programa Saúde da Família do Município, os vereadores Dr. Agnaldo Feitosa (PR), presidente da comissão, e  Dr. Gonzaga (PMDB) estiveram na Unidade Carlos Fernandes de Melo, localizada no bairro Lamarão, zona norte da capital, nesta quinta-feira (8), para acompanhar os trabalhos e as necessidades da população e dos profissionais. Essa é a segunda inspeção da série de visitações que deve contemplar as 43 unidades do PSF em Aracaju.

Segundo o presidente da Comissão de Saúde da CMA, as visitas vão possibilitar uma análise mais profunda e concreta sobre as demandas da pasta, que tem sido vista como um dos maiores gargalos para a gestão municipal. “Nós queremos saber qual a cobertura de cada unidade, porque são esses dados que vão nos possibilitar saber se o número de equipes do PSF está adequado ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde, onde cada equipe só deve atender até quatro mil pessoas, em torno de mil famílias”, explica Feitosa.

A primeira visita da equipe ocorreu em 24 de abril passado, na Unidade de Saúde da Família João Oliveira Sobral, no Bairro Santos Dumont. Em uma primeira análise, Dr. Agnaldo pontuou a área de insumos, medicamentos e realização de alguns exames como a maior dificuldade a ser enfrentada. Mas o parlamentar adianta que não há problemas com recursos.

“Temos encontrado baixa quantidade de insumos e de itens que são usados eventualmente e que não podem faltar. Não faltam recursos, mas falta organizar e o novo secretário chegou para fazer isso. Nós temos uma farmácia básica com 243 itens, dos quais cerca de 50 não podem faltar, porque senão geram um problema que acarreta numa demanda reprimida grande. As unidades têm o funcionamento bom, mas estão pecando nessa prioridade de itens que o posto precisa ter. Ainda há uma demanda reprimida significativa com relação aos exames, principalmente de ultrassom e raio-x”, avalia o líder do prefeito João Alves Filho (DEM) na Câmara.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo