Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica é instalada
Auditoria poderá ser acompanhada por representantes dos partidos, OAB, imprensa e demais interessados Política 10/09/2018 15h15 - Atualizado em 10/09/2018 15h25Na manhã desta segunda-feira (10), foi instalada a Comissão de Auditoria das Urnas Eletrônicas do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE). A reunião foi conduzida pela presidente da comissão, juíza Maria Angélica França e Souza e contou com a presença do promotor designado pelo Ministério Público Eleitoral, Daniel Carneiro Duarte, para fiscalizar os trabalhos da comissão.
Além da instalação formal da Comissão de Auditoria, o encontro teve por objetivo aprovar o modelo de cédula que será utilizado no processo de auditoria, bem como definir o quantitativo de cédulas a ser utilizado. No dia 21 de setembro, às 9h, as cédulas serão preenchidas por representantes de Partidos e Coligações, que já foram convocados pela juíza Maria Angélica.
A norma que ampara o procedimento é a ResoluçãoTSE n. 23.550/2017, que determina que o evento de auditoria deve ser realizado em local público e com expressiva circulação de pessoas. Segundo a Resolução, deverão ser sorteadas, por turno, na véspera da eleição (sábado), 6 urnas eletrônicas. As três primeiras serão submetidas à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso e as demais, à auditoria mediante verificação da autenticidade e integridade dos sistemas.
A auditoria a ser realizada nas urnas eletrônicas, de maneira simplificada, funciona da seguinte forma: Os votos constantes nas cédulas (previamente preenchidas) são inseridos no sistema de apoio do TSE e nas urnas eletrônicas que foram sorteadas. Ao final da votação, às 17h, os dados constantes no boletim de urna (BU) serão confrontados com os votos inseridos, de modo que haja conformidade entre os votos contidos nas cédulas e o relatório da urna.
Tudo é feito em um ambiente filmado e fiscalizado. Até hoje, nenhuma auditoria realizada deixou de comprovar coincidência entre os Boletins de Urna (BUs) e os relatórios emitidos pelo sistema de apoio à votação. No dia 20 de agosto houve uma reunião com a empresa DGC Produções LTDA, que realizará, em 07 de outubro de 2018, a filmagem do evento de auditoria.
A Comissão de Auditoria é composta por 22 pessoas, incluindo o juiz presidente, servidores da Justiça Eleitoral e pessoal de apoio. As próximas atividades da comissão serão: dia 21/09, às 9h, reunião com Partidos Políticos e Entidades representativas da sociedade para explanação e preenchimento das cédulas que serão utilizadas no dia da Auditoria; dia 6/10, das 9h às 13h, cerimônia de sorteio das seções eleitorais a serem auditadas no dia do pleito; dia 7/10, das 7h às 18h, realização da auditoria das urnas eletrônicas em Votação Paralela/2018.
Fonte: TRE/SE


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo