Conheça os candidatos a prefeito em Sergipe que apresentaram propostas para a educação
Levantamento do MPF e da PRE mostra que dez candidatos não apresentaram propostas nessa área
Política 26/09/2016 14h12 - Atualizado em 26/09/2016 14h25

A Procuradoria Regional Eleitoral e os Ministérios Públicos Federal e Estadual divulgam a lista de candidatos a prefeito em Sergipe que assumiram o compromisso na continuidade do projeto nacional Ministério Público pela Educação (MPEduc). Dos 238 candidatos nos 75 municípios do Estado, quase todos falam de educação; apenas 20, porém, sinalizaram que, se eleitos, vão cumprir as medidas previstas no Pacto pela Educação.

No Pacto pela Educação, uma etapa do MPEduc, os atuais gestores se comprometem a tornar a educação prioridade máxima. Para isso, devem adotar medidas para incluir recursos no orçamento, mobilizar todo o município, servidores, professores, pais, alunos, empresários e comunidade em geral. Os 75 municípios sergipanos e o Estado são signatários do pacto.

Para dar continuidade ao trabalho que já vem sendo realizado, em julho deste ano, a PRE/SE, o MPF e o MP-SE enviaram recomendação aos Diretórios Estaduais dos Partidos Políticos. No documento, havia orientação para os candidatos ao cargo de prefeito, ao formalizarem o registro de candidatura, explicassem o modo pelo qual pretendiam cumprir os compromissos firmados pelo município sobre o Pacto pela Educação.

“Estamos de olho. O MPF e o MP/SE atuarão para que os compromissos assumidos pelos municípios sejam cumpridos, independentemente dos resultados das eleições. Apesar de não se referirem diretamente ao que foi firmado com os Ministérios Públicos, a imensa maioria dos candidatos apresentou propostas para a educação e o que foi pactuado formalmente pela municipalidade terá que ser cumprido”, destaca o procurador regional dos direitos do cidadão, Ramiro Rockenbach.

Sem propostas para educação – No levantamento dos Ministérios Públicos foram identificados dez candidatos que simplesmente não registraram propostas relacionadas à educação. Desses, alguns nem protocolaram programa de governo. “Como saber as diretrizes da gestão destes candidatos, se eleitos, se nem sequer apresentaram programa de governo?“, questiona Rockenbach.

Confira aqui a lista, organizada por município, com a posição de todos os candidatos a prefeito em Sergipe sobre a continuidade das ações do MPEduc.

Fonte: MPF

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo