Déda discute do fechamento das contas de 2011 e orçamento 2012
Governador cobra agilidade na publicação dos editais de concursos públi
Política 04/01/2012 07h54

Para tratar do balanço das contas referentes a 2011 e analisar o orçamento previsto para o novo ano, o governador Marcelo Déda (PT) esteve reunido com os secretários de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, e da Fazenda, João Andrade, na tarde da última terça-feira 3. No encontro ocorrido no Palácio dos Despachos, também foram debatidas medidas consideradas de maior urgência pela administração estadual, a exemplo da iminente publicação de novos editais de concursos, sendo um deles para o magistério.

"Reuni-me com os secretários para ser informado a respeito do fechamento das contas de 2011. Eles fizeram um relato da execução orçamentária, do cumprimento das metas prioritárias deste mês de dezembro, que era o pagamento do 13º e do salário mensal dos servidores, além das demais ações e atividades do governo pertinentes ao custeio e aos investimentos", comentou Déda, observando que, apesar de os detalhes alusivos à execução de 2011 ainda estarem em fase de fechamento, de acordo com os primeiros números obtidos pelo secretário da Fazenda as metas fiscais do Governo foram cumpridas e o ano foi encerrado dentro da normalidade.

Conforme o governador, outra informação que lhe foi repassada na reunião e merece destaque diz respeito aos aproximadamente R$100milhões conveniados pelo Estado no mês de dezembro com o Governo Federal. "São emendas do Orçamento e convênios celebrados diretamente com os ministérios, os chamados impropriamente de recursos extra-orçamentários, porque não são referentes a emendas do orçamento da União. Houve um incremento muito significativo dos repasses de verbas voluntárias do Governo Federal no final do ano", explicou.

Segundo Déda, esses recursos se destinam tanto a investimentos que estão em execução, quanto a outros prestes a serem licitados. "Também irão atender programas sociais e projetos elaborados pelo Governo do Estado, com destaque para os recursos do Ministério da Integração destinados ao projeto do Canal de Xingó e ao programa Água para Todos; os recursos para dar continuidade a uma parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal na agilização da reforma agrária; e recursos para a construção do Hospital do Câncer e do Centro de Reabilitação", colocou o governador, enfatizando que os secretários fizeram um balanço altamente positivo do mês de dezembro no que concerne à liberação de recursos pelo Governo Federal.

Ao tratar das medidas de maior urgência com relação à área da Administração, Déda determinou a agilização das providências necessárias à publicação dos editais dos concursos do magistério e de peritos para o Instituto Médico Legal (IML) e a Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp). "A determinação é que se possível esses editais sejam publicados até fevereiro, deflagrando desse modo o concurso público para essas categorias", revelou.

 

2012

Ainda durante a reunião, o secretário da Fazenda abordou os números do orçamento para o ano de 2012, apresentando medidas ao governador com o objetivo de contingenciar parte desse orçamento, em sintonia com o que vem ocorrendo no âmbito Federal. "A ideia é continuar conduzindo a gestão fiscal com muita cautela e responsabilidade para viabilizar as metas estabelecidas pelo Governo, em especial aquelas pertinentes aos investimentos, já que o nosso plano de investimentos para este ano é muito significativo, com obras de infraestrutura da maior relevância, obras estruturantes que permitirão ao estado de Sergipe criar as condições para dar sustentabilidade ao crescimento de nossa economia e sobretudo ao combate à miséria e à pobreza extrema", destacou.

De acordo com Déda, é na consolidação do crescimento econômico, avançando os investimentos de infraestrutura, e na aplicação plena do plano de combate à pobreza extrema, o Sergipe de Todos, que estão os dois grandes eixos referenciais das prioridades do Governo. "Nesse sentido, o secretário irá apresentar na segunda quinzena de janeiro uma proposta de contingenciamento e um plano de execução orçamentária capaz de garantir o cumprimento das metas fiscais, mas também das metas e do cronograma de investimento", complementou o governador.

Segundo ele, apesar de as perspectivas de 2012 serem no sentido de uma melhoria da economia brasileira, é preciso acompanhar cautelosamente essa evolução. "E as finanças públicas precisam ser geridas com responsabilidade, de modo que numa hipótese de uma melhoria efetiva da arrecadação nós possamos administrar com responsabilidade e agilidade essa melhoria, mas na hipótese de um quadro de restrições, também estejamos preparados para enfrentar".

 

Reunião

O governador antecipou ainda que durante este mês haverá uma reunião com todo o secretariado para tratar dos mesmos temas. "Todo o Governo será convidado a refletir a respeito da execução 2011, apontando os pontos positivos e negativos da nossa caminhada nesse ano, em especial no que concerne à administração financeira e buscando em 2012 melhorar a qualidade do gasto público, ampliar os investimentos públicos, as políticas sociais e garantir mais eficiência na prestação de serviços, tudo isso atento ao cumprimento das metas fiscais", concluiu Déda.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo