Déda indica JB para coordenar trabalho de recuperação da catedral
Política 28/11/2011 18h18Em discurso durante a inauguração do Museu da Gente Sergipana, no último sábado, o governador Marcelo Déda (PT) informou que estava nomeando o vice-governador Jackson Barreto (PMDB) para presidir os trabalhos de busca de recursos para a reforma da Catedral Metropolitana de Aracaju. “Esse foi o governo que mais investiu na recuperação do nosso patrimônio cultural, e 2012 será o ano da Catedral”, disse o governador, ressaltando que os investimentos caberão também à iniciativa privada.
“A catedral é um templo religioso, mas é um patrimônio do nosso povo. Nomeio o vice-governador para presidir os trabalhos na busca dos recursos, até porque foi Jackson quem pela primeira vez levantou a questão e mostrou a necessidade das reformas”, disse o governador.
Jackson Barreto confirma que já havia advertido a sociedade sobre os problemas na estrutura física da catedral e disse que ficou muito feliz com a lembrança do governador. “A sociedade, como um todo, precisa assumir a luta pela catedral. Fiz o alerta sobre sua situação com os olhos de quem quer preservar este importante patrimônio histórico, e com o coração de quem é católico”, falou o vice.
JB também destacou a história da catedral, como primeira sede diocesana do Estado e sua importância para as famílias sergipanas. “A catedral tem um pouco de cada sergipano, ela representa muito para a história das nossas famílias. É um patrimônio cultural e histórico, mas que representa também a religiosidade, por isso é uma obra emblemática”, continuou Jackson, reforçando que fará várias visitas para buscar o apoio da iniciativa privada.
Patrimônio
O vice-governador afirmou que a atitude do governador, em assumir um compromisso público com a catedral, foi muito bonita. Ele disse que não poderia esperar outro comportamento de Marcelo Déda, e aproveitou para reforçar uma afirmação do governador, de que nunca um governo sergipano investiu tanto na conservação do seu patrimônio histórico.
“Esse foi um governo que se caracterizou pela lembrança e preservação do seu patrimônio histórico. Juntando todas as obras, como a reforma no Palácio Museu Olímpio Campos, no Trapiche em Laranjeiras, que hoje é sede da Universidade Federal de Sergipe, as obras na praça São Francisco, que garantiram seu reconhecimento pela ONU como patrimônio da humanidade, e a agora o Atheneuzinho. Ninguém em sã consciência vai negar que esse é um governo de recuperação da nossa história”, concluiu Jackson.
Da Assessoria de Imprensa


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo