Déda: procuradores trabalham para assassinar a honra de homens públicos
É tentativa de pressionar o governo em função de reivindicação salarial
Política 31/07/2012 15h43

Por Joedson Telles

O governador Marcelo Déda (PT), ao comentar a animosidade criada entre os procuradores do Estado e auxiliares do seu governo, como o secretário de Justiça e Cidadania Benedito Figueiredo, lamentou o que definiu como uma tentativa de parte dos procuradores em transformar as atividades funcionais em ferramenta a serviço da desqualificação de homens públicos de bem e do assassinato de reputações. “Da destruição de reputações. E não é uma ação fundada em razão de ordem jurídica ou de qualquer outra ordem. É uma tentativa de pressionar o governo em função de uma agenda de reivindicação salarial”, lamentou Déda, observando que os procuradores formam uma categoria bem remunerada.

“É claro que merece a atenção as reivindicações da categoria. Todo mundo merece ganhar melhor. Agora, é inaceitável a utilização dessa ferramenta para tentar pressionar o governo a dar aumento. Quer dizer: se o governo conceder o aumento, pára as ações? As coisas (no Estado) começaram a ficar erradas de dois meses para cá? Por que antes não havia nenhuma ação proposta. Até porque o governo é fiscalizado pelo Ministério Público do Estado, pelo Tribunal de Contas do Estado... o que há é um movimento de reivindicação que se transformou numa tentativa de desmoralizar homens de bem como Benedito Figueiredo, professor Lima (ex-secretário de Educação), Silvio Santos, professor Antônio Carlos...”, delatou o governador.

O governador disse que acompanha a atitude de parte dos procuradores com muita preocupação, por entender que desgasta a própria categoria frente à sociedade, aos poderes republicanos. “O governo vai agir na forma da lei e na forma que lhe competir para proteger a administração de uma tentativa de pressão descabida. Uma coisa é a categoria realizar greve. Se mobilizar. Faz parte da luta. As pessoas têm o direito de fazê-las. Quando há divergência, se vai à Justiça. Agora, se valer de uma profissão para se atacar hora e a dignidade alheia? De pessoas de bem? É um comportamento que depõe contra aqueles que estão envolvidos nesta estratégia”, lamentou, afirmando que tem recebido pedidos para divulgar quanto ganha um procurador. “Governador divulgue os salários da PGE. O Fundo de Honorários. Governador porque procurador pode advogar? Estão atraindo uma série de críticas para a categoria”

 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo