Deputados derrubam veto e garantem empregos de servidores
Política 30/03/2015 21h03

Da redação F5 News

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira, dia 30, foi derrubado o veto governamental nº 11/2015, de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a fundir, incorporar, transformar ou extinguir entidades da administração pública estadual, mantendo assim o acordo feito pelos deputados da oposição ao Governo do Estado e os parlamentares da situação, através da aprovação de uma emenda que tira qualquer possibilidade de desemprego para os servidores públicos estaduais.

O líder da bancada do governo, deputado estadual Francisco Gualberto (PT), ressaltou a importância do acordo feito entre os Poderes Legislativo e o Executivo estadual. “Nesta reforma, houve um acordo que haveria uma emenda para reservar todos os direitos dos servidores. Toda a oposição votou pela reforma. Ouvimos a opinião dos deputados e daí pedi  a participação do presidente da Casa para marcar uma audiência com o governador, depois tivemos uma reunião com o vice-governador, com o procurador geral e fizemos um pacto. O governo entendeu que o acordo devia ser mantido, porque palavra dada é palavra cumprida. Dissemos sim a emenda que garante o emprego dos servidores. Esta Casa mantém seu status porque fez um acordo e vê esse acordo ser cumprido. Temos possibilidade concreta de fazer qualquer outro acordo. É uma decisão importante para os trabalhadores”, afirmou o deputado.

O líder da oposição na Casa, o deputado estadual Capitão Samuel (PSL), lembrou que o então líder da oposição, Venâncio Fonseca (PP), orientou a bancada a votar favorável ao projeto, porém, com a emenda, não foi entendido por muitos. “O deputado Venâncio disse que a emenda garantiria o emprego dos servidores. No dia da votação muita gente não entendeu. Alguns não compreenderam a postura do deputado Venâncio Fonseca, achando que a emenda não serviria para nada. Serviu tanto que o governo vetou. Graças a postura da própria base do governo de não aceitar qualquer possibilidade de desemprego daquelas pessoas os deputados conseguiram sensibilizar o governador Jackson Barreto. Independente do projeto sair ou não, a garantia do emprego das pessoas saiu do parlamento estadual, através do diálogo, do respeito ao acordo”

Além desse veto, o Governo do Estado enviou para Assembleia outros 10 que foram aprovados por maioria na Casa.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo