Deputados voltam a se reunir no MP em busca de soluções para matadouros
Comissão se reunirá na Alese para elaborar um plano de metas Política | Por F5 News 07/03/2019 18h50 - Atualizado em 08/03/2019 09h50A Comissão Suprapartidária formada por dez deputados estaduais de Sergipe participou nesta quinta-feira (07) de uma reunião com o procurador-geral do Ministério Público Estadual (MPE), Eduardo D’Avila, para tratar do impasse criado em vários municípios sobre o fechamento dos respectivos matadouros.
Integram a comissão os deputados Georgeo Passos (REDE), Zezinho Sobral (PODE), Maria Mendonça (PSDB), Janier Mota (PR), Dilson de Agripino (PPS), Samuel Carvalho (PPS), Gilmar Carvalho (PSC), Rodrigo Valadares (PTB), Zezinho Guimarães (MDB) e Goretti Reis (PSD).
Além dos parlamentares e do procurador geral, participaram da reunião a assessora da Coordenadoria Geral do MP, promotora Cláudia Calmon; o diretor do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, promotor Iuri Marcel e representantes Emdagro, Adema e da Vigilância Sanitária Estadual.
Durante a reunião os deputados discutiram vários encaminhamentos, como a continuidade da administração dos matadouros pelos municípios. O deputado Zezinho Sobral, líder do governo na Alese, defendeu a formalização de consórcios e a possibilidade de se explorar o espaço público por cooperativas.
“O MPE apresentou algumas condições para que esses matadouros sejam reabertos, com as exigências de licenças ambientais e em condições legais de funcionamento. Vamos estudar a possibilidade de elaborarmos uma legislação que possibilite a atender essa demanda e nós temos que levar isso para a sociedade, para debater e explicar”, afirmou Zezinho.
O deputado Georgeo Passos disse que alguns matadouros, como os de Itabaiana e de Lagarto, estão em melhores condições e podem ser reabertos logo, mas antecipou que o MPE dificilmente cederá às exigências. “Nós, deputados, estamos dialogando com os promotores e os prefeitos, tentando chegar a um consenso. Se avançar a cooperativa, teremos um processo licitatório”.
O parlamentar destacou ainda a preocupação com o desabastecimento da população e disse que, na próxima semana, a Comissão Suprapartidária voltará a se reunir na Assembleia Legislativa para elaborar um plano de metas a serem traçadas mais adiante, como visitas a alguns matadouros para verificar quais podem ser reabertos com maior brevidade e quais podem transferir a cessão para cooperativas.
De acordo com o procurador-geral de Justiça Eduardo d’Avila, desde que os estabelecimentos passem por uma readequação, não há impedimentos para reabertura dos matadouros. “O Ministério Público está atento à questão social, mas não pode chancelar irregularidades e autorizar que esses locais permaneçam funcionando nas condições insalubres em que estavam operando”, afirmou.
*Com informações da Rede Alese


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo