Dilma conclama votos em Sergipe, mas não recebe a imprensa
Política 09/10/2014 18h57

Por Tíffany Tavares

O fervor dos nordestinos, mais especificamente os sergipanos foi demonstrado, na tarde desta quinta-feira (09), no Aeroporto internacional Santa Maria, com a chegada da presidenta e candidata à reeleição Dilma Rousseff (foto principal) à capital Aracaju, e em seu encontro no ato público com lideranças políticas, coligados e militantes no Espaço Emes, zona sul de Aracaju (SE).

A imprensa aguardava ansiosa por um breve depoimento da presidenciável Dilma Rousseff, em um perímetro quadrado de gradil metálico, com seus quase 30m², de frente para o palco mas, distante. Tão distante que a imprensa não foi recebida por ela. Segundo assessores, não daria tempo, pois um compromisso, ainda no final da tarde na cidade de Maceió, a esperava.

Mas, abrindo o ato público, a coordenadora estadual da campanha da presidenciável em Sergipe, Eliane Aquino, fez questão de dizer que, mesmo com a ausência do falecido governador Marcelo Déda, a presença dele era percebida no coração de cada sergipano presente no ato. “Déda está aqui, em cada coração, em cada olhar de vocês. E com essa vibração de vocês aqui, só nos deixa claro que Sergipe precisa de Dilma, o Brasil precisa de Dilma”, sintetizou.

O governador reeleito no 1º turno, Jackson Barreto (PMDB), agradeceu aos sergipanos pelos votos e confiança, fez questão de frisar que Sergipe cresceu mais que o Brasil, mas diz que a luta ainda não acabou. “Sergipe evoluiu na geração de emprego e nós queremos melhorar ainda mais com a presidenta. Falta vencermos essa guerra com Dilma reeleita no 2º turno”, acrescentou.

Acompanhada de Jackson Barreto, Eliane Aquino, do deputado federal Rogério Carvalho (PT) e do governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), Dilma Rousseff subiu ao palanque confiante e agradeceu o apoio dos sergipanos, que a fizeram vencer no Estado no primeiro turno com pouco mais de 601.500 votos, representando 54,93%.

 “Agradeço cada voto que recebi em Sergipe. Estou orgulhosa. Mas peço o apoio de todo o Nordeste e de Sergipe mais uma vez. O Nordeste mudou para muito melhor, bem acima do crescimento do Brasil. Os dados confirmam a evolução de um Brasil no nosso governo”, afirma.

Em seu discurso, Dilma relatou que a região Nordeste passou por uma revolução, e demonstrou minuciosamente com dados categóricos do seu mandato, juntamente com o anterior do ex-presidente Lula. “O projeto ‘Luz para Todos’ levou energia elétrica a mais de 1,5 milhão de brasileiros. Temos 30% do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) elaborado no Nordeste, representando mais de 2 milhões de brasileiros, além das 141 escolas públicas construídas na região”, detalhou a presidenciável aclamada por todos.

Dilma Rousseff acrescentou com otimismo os mais de 1 milhão de empregos formais e os mais de 630 mil jovens que tiveram acesso às universidades através do Programa Universidade para Todos (Prouni). “E para fechar, o nosso salário mínimo cresceu 70% acima da inflação”, rebateu ela às severas críticas de seus adversários.

“Se eles mentem, nós respondemos com a verdade. Se eles destilam ódio, nós destilamos com esperança”, concluiu Dilma, angariando votos aos sergipanos para que a façam vitoriosa no 2º turno.

Fotos: Cleverton Ribeiro

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo