Dilma Rousseff vence na disputa mais acirrada desde redemocratização
Política 26/10/2014 19h33Por Aline Aragão
Na eleição mais acirrada dos últimos 25 anos, a candidata Dilma Rousseff (PT) foi reeleita neste domingo (26), para presidente da República e irá governar o Brasil por mais quatro anos. Os percentuais da apuração foram mantidos em sigilo até as 19h, devido ao fuso horário do estado do Acre. A petista venceu a disputa contra o senador Aécio Neves (PSDB). Conforme dados da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a petista ficou com 51,18% dos votos válidos, contra 48,82% do tucano. Ao todo, Dilma alcançou mais de 52 milhões de votos e venceu em praticamente todas as regiões do país.
Em Sergipe Dilma teve 67,1% dos votos, contra 32,99% dos votos para o tucano. Cerca de 50.841 sergipanos anularam o voto, e outros 19.088 votaram em branco.
Dilma Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ela é formada em Ciências Econômicas, com mestrado e doutorado. Durante a juventude lutou contra a ditadura militar no Brasil. Se envolveu com o Comando de Libertação Nacional e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares e chegou a ficar detida entre os anos de 1970 e 1972. Exerceu os cargos de secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre, secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações. No governo do ex-presidente Lula foi ministra de Minas e Energia e ministra-Chefe da Casa Civil da Presidência da República. Foi eleita presidente da República em 2010.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo