Discussão sobre piso dos professores só em janeiro
Outras lutas já estão na pauta do Sintese Política 29/09/2011 14h11
Por Márcio Rocha
Os professores do ensino público estadual receberam nos contracheques de setembro o cumprimento do acordo realizado entre Governo do Estado e Sintese, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino de Sergipe, que firmou o pagamento do piso salarial dos professores em duas parcelas - uma em maio, outra em setembro.
Os professores receberão o pagamento retroativo do piso a partir de janeiro de 2012, como seguimento do acordo. Todavia, a categoria está preocupada com o que será feito no próximo ano, já que janeiro é a data base para reajuste. A presidente do Sintese, professora Ângela Melo, afirmou que não discutirá esse assunto agora, mas antecipa que poderá haver problemas.
“Estamos esperando o pagamento do retroativo referente ao piso a partir de janeiro, mas sabemos que poderá ter problema, não tem como não haver, pois teremos um novo piso em janeiro próximo, nossa data base”, disse Ângela.
As reivindicações dos professores continuam de pé. Ainda existem as questões da gestão democrática e de avaliação dos professores a serem discutidas pela categoria com a Secretaria de Educação.
Sobre a liberação dos professores pelo governo para fazer cursos de pós-graduação como mestrado e doutorado, o Sintese conseguiu uma liminar na Justiça que concede aos professores o direito de se afastar do trabalho, nesses casos.
A Secretaria de Estado da Educação afirma que não cria nenhum impedimento à liberação dos professores para sua especialização, haja vista que isso qualifica o ensino público do Estado. A Secretaria de Planejamento e Gestão não foi notificada da decisão expedida, contudo, informou que cumprirá a decisão judicial.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo