Eduardo afirma que sugeriu ao PSDB Nacional conversar com Machado
Política 06/07/2015 23h00

Por Joedson Telles

O senador Eduardo Amorim, que está com um pé no PSDB de Sergipe, assegurou, na noite desta segunda-feira (06), que, sugeriu à Direção Nacional do PSDB que se reunisse com o vice-prefeito de Aracaju, José Carlos Machado (PSDB), para comunicá-lo da mudança que estava sendo proposta com ele, Eduardo Amorim, sendo convidado a assumir a legenda em Sergipe. “Eu acho que ele (Machado) nem sabe disso. Chamaram e ele foi, na quarta-feira passada, e ontem eu tive uma conversa com ele. Então, ninguém está tomando partido de ninguém. A gente quer que ele fique, e vamos juntos reconstruir. Agora, não posso garantir nada a ninguém”, preveniu, referindo-se à vaga de vice-prefeito de Aracaju, caso o prefeito João Alves (DEM) oficialize sua pré-candidatura à reeleição e, em permanecendo a aliança DEM/PSDB, caiba aos tucanos indicarem o nome do pré-candidato a vice-prefeito.

O senador Eduardo Amorim explicou que o fato de não poder assegurar o nome de José Carlos Machado como possível candidato a vice-prefeito não quer dizer que exista algum problema com ele. Mas que a decisão precisa ser tomada em grupo. “Como é que eu vou garantir? Não posso impor. Isso é uma conquista. Ele tem que permanecer e conquistar o apoio de todo mundo. Você faz parte do grupo e o grupo decide. Doutor João garante? Doutor João já disse que é candidato? Como é que vou garantir nada? Se eu garantir, vou ter que cumprir, e não trabalho com coisa incerta”, disse, externando que o nome do advogado Pedrinho Barreto para presidir a legenda significa o consenso.          

Sobre a queixa do ex-presidente do PSDB de Sergipe, o ex-deputado Roberto Góes, que assegurou que faltou diálogo, o senador Eduardo Amorim afirmou que ligou várias vezes para ele. “Falei com Machado. E liguei várias vezes para Roberto Góes. Disse até a Machado para deixar Roberto na executiva, mas Pedrinho no comando”, disse Eduardo Amorim, não demonstrando preocupação com possíveis desfiliações. “Gracinha (a prefeita de Itaporanga, que é filiada ao PSDB) votou em quem para presidente? Lila (o prefeito de Lagarto, que é filiado ao PSDB) votou em quem para presidente? São tucanos?”, indagou ironizando o fato de prefeitos filiados ao PSDB votarem contra o partido nas eleições presidenciais.

Eduardo Amorim disse, por fim, que as mudanças não estão acontecendo apenas no estado de Sergipe. Segundo ele, o PSDB não tem nada contra a pessoa de José Carlos Machado, mas sentiu que é preciso realinhar o partido para as eleições de 2018. “Se o partido tivesse sido realinhado há algum tempo talvez o resultado das eleições presidenciais fosse outro, principalmente no Nordeste”, diz o senador, acreditando que a mudança não provocará um rompimento na aliança DEM/PSDB, por conta da amizade entre João Alves e José Carlos Machado. “A amizade continua. Da gente com João e com Machado. Não é a gota d água. É um realinhamento de um partido que nacionalmente é grande e em Sergipe pode ser maior”, disse, prometendo filiações de quadros que fortalecerão os tucanos em Sergipe.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo