Eduardo Cunha visita SE em campanha à presidência da Câmara Federal
Política 14/01/2015 10h55

Por Elisângela Valença

O deputado federal Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara dos Deputados, cumpre agenda em Sergipe durante esta quarta-feira (14). A visita ao Estado faz parte da campanha à presidência da Câmara Federal. Apesar de o PMDB ser da base aliada do Governo Federal, a campanha de Eduardo conta com o apoio da oposição, liderada pelo PSC. “Os Poderes [Executivo, Judiciário e Legislativo] são independentes e harmônicos e é esta independência que vamos preservar na Câmara”, disse o deputado.

“Nós buscamos a governabilidade, não trabalhamos para inviabilizar a gestão. Quem esperar que a Câmara, sob a minha presidência, será uma Câmara de oposição, vai se decepcionar. E quem esperar que a Câmara, sob a minha presidência, seja submissa ao Governo, também vai se decepcionar”, garantiu Eduardo.

Com relação à citação de seu nome na Operação Lava Jato e posterior isenção por parte de envolvidos, ele disse que foi um mal entendido. “Tudo não passou de um grande mal entendido, para constranger a minha imagem e prejudicar minha campanha à Presidência da Câmara”, comentou.

“Nós formamos, no final de 2013, o que ficou popularmente conhecido como ‘Blocão’, que são cinco partidos, o PMDB, PSC, PR, PTB e Solidariedade. Esse Blocão, que tem hoje 162 deputados da atual Legislatura, é de fundamental importância para mantermos o equilíbrio na Câmara Federal. Nós somos hoje fator de equilíbrio na Câmara. E a eleição do deputado Eduardo Cunha garante a altivez e a independência que nós tanto queremos para o Parlamento”, disse André Moura, deputado federal pelo PSC-SE e que compõe a coordenação da campanha de Eduardo Cunha.

O presidente do PT em Sergipe, Rogério Carvalho, esteve presente, o que gerou curiosidade nos jornalistas, já que o PT tem candidato concorrendo à Presidência da Câmara dos Deputados. “Fui convidado para o evento. Eduardo é meu colega. Vim recebê-lo como se recebe um amigo, um colega de trabalho, mas a minha posição é clara. Eu vim aqui cumprimentar um colega de trabalho, não o meu candidato”, justificou.

Após a entrevista coletiva, Eduardo Cunha se reuniu com a bancada federal de Sergipe eleita e reeleita. Em seguida participou de encontros com o governador em exercício, Belivaldo Chagas (PSB) e depois com o prefeito de Aracaju, João Alves Filho (DEM). No começo da tarde, o deputado segue para o estado de Alagoas. 

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo