Edvaldo foi ao trabalho de bicicleta
Política 22/09/2011 16h03

Nesta quinta-feira (22) é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Diversas ações de conscientização sobre a direção segura e incentivo ao uso do transporte público são realizadas em diversas cidade brasileiras, inclusive em Aracaju. Com o intuito de estimular reflexão sobre o uso excessivo do automóvel como meio de locomoção, o prefeito Edvaldo Nogueira, durante todo o dia, não utilizará o carro para se locomover. Os compromissos da manhã foram atendidos com o uso da bicicleta.

"Apesar de as minhas diversas atividades dificultarem que eu me locomova de bicicleta todos os dias, a experiência está sendo muito boa", contou Edvaldo em sua chegada ao Centro Administrativo por volta das 10h. "Às seis horas da manhã eu fui para o Centro da cidade, depois voltei pra casa, já passei em outro lugar para uma pequena reunião e agora estou chegando aqui na prefeitura para começar o expediente. Ainda vou pra casa almoçar de bicicleta. Hoje o carro não funciona," anuncia.

O compromisso do prefeito no Centro de Aracaju foi na Praça General Valadão onde acontece o Projeto Rua Viva. Além de comemorar o Dia Mundial Sem Carro, a iniciativa também faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, iniciada no último domingo, 18. As ruas no entorno da praça, nestas quinta e sexta-feira, serão um espaço de lazer e conscientização sobre mobilidade urbana. Diversas secretarias municipais promovem oficinas, palestras e apresentações culturais abertas a toda a comunidade.

Segundo Edvaldo Nogueira, esse é um momento importante para se refletir sobre e os impactos gerados para as pessoas e a cidade pelo excesso de veículos automotores nas ruas. "É fundamental que a gente faça um esforço grande para diminuir a quantidade de veículos em circulação. E claro que para isso é preciso haver políticas públicas que possibilitem essa nova realidade", reconhece.

Ciclovias

Um das principais iniciativas nesse sentido tem sido a ampliação das ciclovias de Aracaju, já considerada a maior faixa cicloviária do país proporcional ao número de habitantes. Ao longo dos últimos anos, a quilometragem das ciclovias na capital aumentou vertiginosamente, passando de 40 km, em 2008, para 70 km em 2011 e quase 100 Km de extensão até o próximo ano.

A bicicleta é um veículo não poluente, não causa gastos de combustível aos seus usuários e não oferece riscos de engarrafamento ou afogamento do trânsito, por isso o aumento da malha cicloviária é uma das grandes pautas de ações do município. "Nós fizemos em Aracaju a capital com a maior malha cicloviária do Brasil. Com a adição de mais 20 quilômetros para unir as ciclovias já existentes, o total em 2012 será de quase 100 quilômetros", anuncia Edvaldo.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo