Eleitores opinam sobre a Prefeitura de Aracaju
Política 12/01/2012 11h36Da redação F5 News
Em outubro, os sergipanos vão às urnas para eleger os novos prefeitos e vereadores dos 75 municípios de Sergipe. Mais uma vez, situação e oposição devem brigar para manter ou chegar ao poder. Mais de 1 Milhão do eleitorado sergipano devem decidir nas urnas quem serão os novos gestores de suas cidades.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), até o mês de dezembro do ano passado, Sergipe tinha 1.475.612 eleitores. A expectativa é que esse número aumente consideravelmente. Entre os maiores colégios eleitorais do Estado estão: Aracaju com 400.923; Nossa Senhora do Socorro com 89.465; Lagarto 69.442; Itabaiana 61.015 e Estância com 44.514.
Os Aracajuanos vão às urnas votar no sucessor do prefeito Edvaldo Nogueira (PcdoB), que está na administração desde abril de 2006, quando o então prefeito Marcelo Déda (PT) se afastou do cargo para disputar o Governo do Estado. Na época, o vice-prefeito Edvaldo assumiu e foi reeleito em outubro de 2008.
Agora, sem direito a uma segunda reeleição, Edvaldo promete apoiar um candidato da base do grupo liderado pelo governador Marcelo Déda. Mas o que o eleitor acha da administração do atual prefeito? Qual a expectativa geral para as próximas eleições? O que esperam do próximo prefeito?
Nossa reportagem foi às ruas da capital ouvir dos eleitores tais respostas. Confira:
“Não consigo entender como entram tantos prefeitos e nada se resolve. Os buracos nas ruas continuam. As obras dos bairros estão inacabadas e os postos de saúde são precários. Estou perdendo a fé na política e espero que os novos candidatos pensem nisso”, desabafou o garçom Erivânio Souza de 54 anos.
“Eu espero que o novo prefeito termine o que está para terminar. Não aguentamos mais tantas promessas”. Angelina Silva (47), comerciante.
“O problema é que as obras inacabadas da periferia não têm prazo para terminar. Eles (as autoridades) estão mais preocupados com os pontos turísticos e com as cores dos monumentos. Uma vergonha!” Denise Souza (45) empresária.
“Eu sonho em ver o Pantanal (invasão do bairro São Conrado) com suas ruas asfaltadas e com saneamento básico. Já sabemos que há verbas destinadas para isso e esperamos que o Prefeito Edvaldo Nogueira cumpra com o prometido e conclua as obras”. João Silva 38 anos, pedreiro.
“Gostaria que o novo prefeito investisse em políticas públicas que ajudem os jovens a evitar o contato com as drogas. Seria muito bom se o jovem já entrasse em contato com o mercado de trabalho e o esporte já na escola. Cursos preparatórios ajudariam e muito os mais carentes”, Angelina Silveira (35), secretária.
“O próximo prefeito deve dar atenção maior à saúde pública. Os postos são degradados e faltam médicos. Não agüentamos mais sofrer com esse descaso na saúde”. Elizete Veríssimo (47), secretária do lar.


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo