Eleitores só têm até o dia 6 para justificar ausência nas urnas
Política 04/12/2012 09h57

Por Fernanda Araujo

Os eleitores que não compareceram às últimas eleições de 2012, só têm até a próxima quinta-feira (06) para justificar a ausência dos seus votos nas urnas. Por estarem fora de seu domicílio eleitoral, no último pleito, 97.162 eleitores se abstiveram de votar.

De acordo com o assessor de comunicação do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE), Marcelo Gerrard, a data já fazia parte do calendário nacional para atender melhor os ausentes. Todos os postos de atendimento de Aracaju (SE) e do interior irão funcionar no horário normal até as 14h. Porém, somente na quinta-feira a central de atendimento do Fórum Aloisio de Abreu, na Rua Itabaiana, funcionará com o expediente completo sem pausa para o almoço.

Segundo Marcelo Gerrard, um esquema no posto de atendimento na Rua Itabaiana está sendo montado com uma quantidade maior de funcionários, para atender a demanda no último dia de justificativas. “Serão 10 funcionários trabalhando nesse posto, tendo em vista a maioria das pessoas que deixam para a última hora. No entanto, nos últimos dias o volume de justificativas tem aumentado, mas ainda não temos estimativa de quantas serão realizadas”, explica.  

Ainda segundo Marcelo, há possibilidade de construção de novos fóruns eleitorais em Sergipe para as próximas eleições. “A ideia é fechar alguns postos de atendimento que possuem um limite de demanda e não tem condições de colocar outros serviços”.

Justificativas

Os locais de justificativa em Aracaju são: Ceac da Rodoviária Nova, Ceac do Shopping Riomar e o Fórum Aloisio de Abreu, centro. Conforme informação do TRE/SE, quem estiver fora do domicílio a justificativa pode ser apresentada em qualquer cartório eleitoral do país. Para tanto, o eleitor deve preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral, (foto) que é obtido, gratuitamente, nos cartórios ou pode ser baixado pelo site da instituição.

Essa fase é obrigatória para o eleitor que não compareceu ao turno por estar fora de seu domicílio eleitoral. Quem deixar de votar e não apresentar justificativa por três eleições, considerando cada turno uma eleição, tem o título cancelado.

Eleitores no exterior

Os eleitores residentes no exterior, e que já se cadastraram para votar no país onde moram, não votam e nem precisam justificar a ausência na eleição municipal. Esses eleitores participam somente do pleito para presidente da República. Já os residentes no exterior, que não se cadastraram para votar no país onde se encontram e os que estiverem fora do Brasil no dia do pleito municipal, devem justificar a ausência às eleições, no prazo de 30 dias após o retorno ao Brasil.

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral

Foto: Google

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo