Em Sergipe, petista Valter Pomar faz balanço do governo Dilma
Política 29/09/2011 11h16Valter Pomar, secretário executivo do Foro São Paulo e dirigente do PT, vem a Aracaju nesta sexta-feira, dia 30, para falar especialmente a petistas da tendência Articulação de Esquerda sobre o ‘Balanço do governo Dilma Rousseff e os Desafios para o Movimento Sindical dos Trabalhadores’, a partir das 15h, no auditório da CUT-SE. A atividade integra o encontro estadual da tendência, que se estende até o próximo sábado, dia 1º, contando com Plenária Estadual da Articulação de Esquerda e Planejamento Ampliado da Direção Estadual da AE Sergipe.
Valter Pomar é historiador formado pela USP, doutor em história econômica e gráfico formado pelo Senai. Foi secretário de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo da Prefeitura de Campinas de dezembro de 2001 a dezembro de 2004. Desde 1997, Pomar integra a direção nacional do PT.
Histórico da Tendência (Fonte: site Página 13)
No período 1980-1989, de luta contra a ditadura militar e contra a “transição conservadora para a democracia”, o PT foi hegemonizado por uma tendência denominada Articulação, originalmente denominada Articulação dos 113 (devido a um documento com este número de assinaturas).
No período seguinte (1990-2002), de oposição aos governos neoliberais, há um realinhamento das tendências petistas. Como parte deste realinhamento, ocorre uma cisão na Articulação, surgindo a “Unidade na Luta” e a “Articulação de Esquerda”.
A Articulação de Esquerda foi fundada oficialmente nos dias 18 e 19 de setembro de 1993. Portanto, em 2011 comemora 18 anos de vida.
Contribuíram para a criação da Articulação de Esquerda:
1) os debates realizados no interior do PT, especialmente no período entre 1990 e 1993, quando se constituíram, em âmbito nacional, inclusive dentro da Articulação dos 113, dois grandes blocos dentro do Partido (os “moderados” e os “radicais”);
2) os debates ocorridos durante o 8º Encontro do PT (agosto de 1993), tanto nos encontros estaduais quanto no encontro nacional. Um marco destes debates foi o lançamento do Manifesto “A hora da verdade”, no dia 4 de fevereiro de 1993.
Da assessoria da deputada Ana Lúcia


A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos

Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam

Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)

Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado

O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo