Emenda coletiva de Laércio Oliveira será para reforma dos mercados
Política 27/10/2015 13h00

O Complexo dos Mercados Centrais Antônio Franco, Thales Ferraz e Albano Franco tornou-se um atrativo turístico e acervo cultural e arquitetônico de Aracaju. Além de movimentar a economia, permitindo que diversos comerciantes sobrevivam dele. Pensando na importância desse patrimônio histórico, o deputado federal Laércio Oliveira destinou sua emenda coletiva no valor de R$ 40 milhões para a reforma dos prédios. Para viabilizar a obra, o parlamentar junto com outros membros da bancada, estiveram em reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner e destacou a importância da liberação de recursos para obras de infraestrutura no estado. 

“Várias capitais brasileiras têm investido na revitalização dos seus centros históricos, atraindo um grande número de turistas e movimentando a economia local. Precisamos investir nessa área, que é muito rica historicamente e tem grande potencial de ter um número bem maior de turistas”, afirmou Laércio Oliveira, acrescentado que a emenda é do Ministério do Turismo para a Prefeitura Municipal de Aracaju.

O primeiro mercado construído, localizado na esquina da rua Laranjeiras com avenida Rio Branco, foi o mercado público de Aracaju. A obra foi chamada de Mercado Antônio Franco, nome do empresário que investiu em sua construção. De acordo com pesquisas do jornalista e historiador Luiz Antônio Barreto, o prédio era bastante imponente para a época. Havia um conjunto de lojas nas quatro fases do prédio, com pátio útil, versátil. Lembrava os grandes mercados do mundo.

O mercado Thales Ferraz foi construído em 1948, com a função de auxiliar o Mercado Antonio Franco que já não dava conta das necessidades da população local. Seu nome é uma homenagem ao industriário homônimo (Thales Ferraz) era também conhecido como mercado novo, hoje com 272 pontos comerciais, entre bares, restaurantes, lanchonetes, lojas de artesanato, mercearias, confecções, casa lotérica, farmácia, barbearia, entre outros.  

Fonte: Assessoria de Imprensa

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo