Fames reúne prefeitos de SE eleitos para discutir sobre administração pública
Política 02/12/2016 12h48 - Atualizado em 02/12/2016 14h24

Por Ana Rolemberg

A Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames) realizou na manhã desta sexta-feira (02) o seminário "Construindo o futuro: os caminhos para uma gestão pública eficiente", destinado a todos os prefeitos eleitos e reeleitos de Sergipe no último pleito. O evento ocorreu no Hotel Mercure e reuniu diversos parlamentares, com objetivo de discutir a administração pública, a gestão em excelência, o desenvolvimento regional e programas e políticas publicas.

 O advogado Jorge Elias ofereceu instruções de como o gestor pode conseguir recursos para o município através de convênios com os governos federal e estadual. "O país atravessa a pior crise financeira, a mais duradoura, e isso tem refletido na arrecadação dos municípios, a arrecadação do município está caindo, alguns estão sem a condição de cumprir as suas obrigações de pagamento de folha, então o convênio  é a oportunidade do gestor executar ações que são essenciais ao município e que ele não consegue fazer com o recurso próprio”, diz o advogado.

Para o presidente da Fames , Marcos José, os prefeitos precisam sair em busca de recursos para os respectivos municípios. “Se  viver só de atender ao povo , vai ser muito difícil de administrar, espero que os próximos prefeitos eleitos e reeleitos procurem ter criatividade para construir um futuro melhor.” , afirma Marcos.

O prefeito eleito de Poço Verde, Igor Oliveira,  antecipou que pretende cortar alguns gastos. “Estamos vivendo uma grave crise, principalmente no município de Poço Verde, têm desde julho funcionários em greve, salários atrasados, vivendo realmente um problema emergente; o juiz bloqueou as contas, recentemente conseguiu atualizar os pagamentos e as pessoas vão voltar às aulas segunda-feira.Temos diversas problemáticas, uma delas é o corte, temos que fazer cortes nos cargos de comissão para poder colocar os efetivos para trabalhar e executarem, porque se eles forem concursados para determinadas áreas, eles vão ter que mostrar as suas habilidades para gente poder trabalhar com menos, sem precisar estar fazendo contratações “, disse o prefeito.

Mais Notícias de Política
Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
11/03/2021  16h54 Câmara dos Deputados aprova, em 2º turno, PEC que autoriza auxílio emergencial
A proposta também prevê mecanismos para evitar o descontrole dos gastos públicos
Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
11/03/2021  16h49 Bolsonaro critica novamente restrições impostas por governadores
Para presidente, vírus e desemprego são problemas que se agravam
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados/Reprodução
11/03/2021  13h39 Câmara começa sessão para votar PEC Emergencial em segundo turno
Votação em primeiro turno terminou no início da madrugada de hoje (11)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h20 Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação
Ministro encaminhou ofício com informações aos presidentes da Câmara e do Senado
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Reprodução
11/03/2021  13h18 Wajngarten é exonerado da Secretaria Especial de Comunicação Social
O almirante Flávio Augusto Viana Rocha assume interinamente o cargo